Testes em andamento

Testes em andamento


Maurício Nogueira, que coordena os testes na Famerp, mostra a vacina
Maurício Nogueira, que coordena os testes na Famerp, mostra a vacina - Guilherme Baffi 7/8/2020

A vacina Coronavac já está em teste em Rio Preto, desde o mês passado. Conforme a última atualização, a Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp) havia aplicado 157 doses em voluntários. Desses, 44 já haviam recebido a segunda dose, totalizando 201 doses aplicadas desde o início da pesquisa.

O objetivo dos pesquisadores é vacinar os 450 voluntários, pelo menos com a primeira dose, até o fim desse mês.

A Famerp participa do estudo para aprovação da Coronavac em parceria com o Instituto Butantan. A vacina é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech. Entre os voluntários estão apenas profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia. Eles recebem duas doses, a segunda após 15 dias da primeira.

Parte dos voluntários está recebendo o placebo, substância sem efeito algum. Os pesquisadores da Famerp não sabem quem recebeu o placebo e quem tomou a vacina, pois as embalagens são exatamente iguais, e somente o laboratório responsável terá essa informação - esse parâmetro é importante para determinar se, em quem tomou a vacina, o desenvolvimento de anticorpos contra a doença foi significativo.

Os voluntários serão acompanhados por dois anos. Segundo a Famerp, até o momento, nenhum deles relatou sintomas característicos da Covid-19 ou apresentou efeitos colaterais. (MG)