Terminal Urbano de Rio Preto terá grades em plataformas

EVITAR ATROPELAMENTOS

Terminal Urbano de Rio Preto terá grades em plataformas

Objetivo é evitar atropelamentos por travessia fora das lombofaixas


Rodrigo Juliano, diretor da Emurb, mostra onde vai ficar a grade de proteção
Rodrigo Juliano, diretor da Emurb, mostra onde vai ficar a grade de proteção - Marco Antonio dos Santos 10/9/2020

A Empresa Municipal de Urbanismo de Rio Preto (Emurb) vai instalar 400 metros de grades de proteção em duas plataformas de embarque do Terminal Urbano. A obra orçada em R$ 33,4 mil, que vai ser entregue no final de outubro deste ano, tem como objetivo evitar atropelamentos de passageiros. Diariamente, passam 30 mil pessoas pelo local - em tempos sem pandemia.

Um homem foi atropelado por um ônibus no Terminal Urbano de Rio Preto no dia 4 de setembro deste ano. A vítima foi socorrida e encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tangará, sem risco de morte. Uma equipe de resgate dos bombeiros foi até o local. A vítima foi socorrida com ferimentos na face.

Segundo o diretor presidente da Emurb, Rodrigo Juliano, este foi o segundo atropelamento registrado dentro do novo terminal, desde sua entrada em operação, em 30 de novembro de 2019. "Nós observamos que, diariamente, as pessoas vão até as plataformas de embarque sem passar pelas faixas de pedestres, o que sempre gera um risco de acidentes. Depois de tentar orientar os usuários por meio de sinalização, do teatrânsito (grupo de teatro) e ajuda dos servidores, resolvemos colocar o gradil para evitar que as pessoas atravessem fora das lombofaixas."

Segundo Rodrigo, a ideia é seguir o padrão das estações de metrô de São Paulo, onde há grades para evitar que os passageiros caiam por acidente nos trilhos, com abertura apenas nos locais em que vão ser abertas as portas dos vagões. "Nas plataformas, vamos colocar cantoneiras de cabos de aço para direcionar as pessoas para ir em direção somente às portas dos ônibus. Isto é para dar mais segurança para todos."

A compra do material de construção do gradil será decidida no dia 21 de setembro deste ano, quando serão abertas as propostas das empresas concorrentes do processo de pregão eletrônico.

De acordo com a Emurb, a implantação do gradil já estava prevista desde o ano passado, mas o cronograma foi adiado, devido a pandemia do coronavírus, que suspendeu os processos de licitação da Prefeitura de Rio Preto.

A primeira etapa vai abranger a colocação de gradil nas plataformas C e D. Na segunda etapa, serão colocados gradil nas plataformas A e B - a previsão de conclusão é até o primeiro semestre do próximo ano.

Na parte externa do complexo de transporte coletivo, será colocado um gradil de aço ao lado da calçada da rua Bernardino de Campos, para evitar que as milhares de pedestres que usam o local sejam atropelados quando fazem o trajeto do Terminal Intermunicipal para o Terminal Urbano. As etapas seguintes vão depender de liberação de recursos e abertura de processo de licitações.

Passarela

Na última semana, a Prefeitura informou que estão prontos 70% da obra da passarela que vai ligar o Terminal Urbano à Rodoviária - em caminho que passa por cima do novo terminal. O local já era usado por passageiros, que reclamavam da falta de teto de proteção, principalmente em dias de chuva, e está fechado temporariamente.

A Secretaria Municipal de Trânsito de Rio Preto aumentou nesta segunda-feira, dia 14, a oferta de ônibus nas linhas Shopping Iguatemi, Higienópolis e Solo Sagrado. Esta é a segunda mudança em duas semanas desde que Rio Preto passou da fase laranja para amarela no Plano São Paulo de combate ao coronavírus.

O aumento na oferta de ônibus vale para os horários de pico, das 6h às 7h e das 17h às 19h. De acordo com a Prefeitura é para evitar a lotação dos veículos, conforme recomenda a Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário de Trânsito e Transportes, Amaury Hernandes, afirma que mais alterações no número de ônibus poderão feitas, conforme análise dos relatórios diários de quantidade de passageiros. (MAS)

Segurança no embarque do Terminal Urbano

  • Instalação de 800 metros de gradil de ferro nas plataformas C e D - posteriormente as outras plataformas vão receber também a estrutura
  • Estrutura de metal será semelhante ao gradil de proteção das ciclovias das avenidas Philadelpho Manoel Gouveia Neto e Bady Bassitt
  • Os ônibus terão locais estabelecidos para estacionar nas plataformas
  • As portas dos ônibus ficarão direcionadas para os vãos deste gradil
  • Haverá abertura no gradil apenas próximo das faixas de pedestres

Proteção na rua

  • Colocação de gradil de ferro ao lado da calçada da rua Bernardino de Campos entre o Terminal Rodoviário e Terminal Urbano

Entrega

  • Final de outubro de 2020

Nova etapa

  • Processo para instalação de gradil de ferro nas plataformas A e B tem previsão de conclusão de entrega no primeiro semestre de 2021

Quantidade diária de pessoas no Terminal Urbano (antes da pandemia)

  • 30 mil pessoas