Fogo assusta moradores de condomínios em Rio Preto

QUEIMADAS

Fogo assusta moradores de condomínios em Rio Preto

As chamas voltaram a queimar a vegetação seca, pulou para áreas ao redor das residências e se alastrou em uma área de mata, ao redor do condomínio Reserva


Incêndio na mata ao lado do condomínio Reserva
Incêndio na mata ao lado do condomínio Reserva - Johnny Torres 12/9/2020

O incêndio que queimou uma área de 650 hectares na região do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) reacendeu no início deste sábado, 12, na região do condomínio Quinta do Golfe. As chamas voltaram a queimar a vegetação seca, pulou para áreas ao redor das residências e se alastrou em uma área de mata, ao redor do condomínio Reserva. Moradores e funcionários dos condomínios se uniram a agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros para combater as chamas.

O morador de uma das residências Paulo Humberto conta que até no final da manhã a área queimada estava sob controle. "No começo da tarde começou tudo de novo. A preocupação aqui é também com as casas, mas a gente acha que é difícil chegar até as residências", afirmou.

Os esforços para combater as chamas neste sábado reuniram trator com tanque de água do próprio condomínio, caminhonete-tanque da Defesa Municipal e viaturas de combate ao fogo dos Bombeiros. Para evitar que o fogo se alastrasse para áreas com vasta palha seca, as equipes chegaram a usar uma técnica de atear fogo de propósito para "zerar" a área.

Os condomínios da região do Quinta do Golfe ficam na divisa com a área do IPA, onde as queimadas estão sendo controladas por inúmeras equipes de combate ao fogo desde a quarta-feira, 9. Na região, o fogo consumiu vegetação, replantio e áreas de preservação da Prefeitura, da Fatec, dos institutos Florestal e de Pesca, além da Floresta Estadual do Noroeste Paulista e da Estação Ecológica da Unesp.

Meteorologia

O calor em Rio Preto neste sábado bateu os 37,3 graus de temperatura na estação meteorológica da Cetesb, no bairro Eldorado. Por lá, os aparelhos registraram 18% de umidade relativa do ar, por volta das 16h. Com 5% de possibilidade de chuva, a previsão para os próximos dias é de termômetros entre 18 e 38 graus, com dias parcialmente nublados a partir da sexta-feira, dia 18.