PM prende trio por furtos em sítios

máquinas agrícolas

PM prende trio por furtos em sítios


Máquina agrícola apreendida 
com a quadrilha em José Bonifácio
Máquina agrícola apreendida com a quadrilha em José Bonifácio - Divulgação/Polícia Ambiental

A Polícia Militar prendeu na manhã desta quinta-feira, 30, três pessoas na zona rural de José Bonifácio, suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em roubos de máquinas agrícolas na região de Rio Preto.

O trio estava em um comboio de veículos: um caminhão-prancha, que era escoltado por mais dois carros.

Segundo o tenente da Polícia Ambiental Emerson Mioransi, ao perceberem a aproximação da viatura da Polícia Ambiental, os criminosos manobraram os veículos e fugiram.

Próximo àquele local, numa mata, eles encontraram uma máquina motoniveladora, furtada há duas semanas de uma fazenda em Nipoã. "Conseguimos fazer a confirmação depois de encontrar na estrutura de metal da máquina agrícola uma marca deixada pelo proprietário", afirma o tenente Emerson Mioransi, da Polícia Ambiental.

De acordo com a PM, o plano do trio era colocar a máquina em cima do caminhão-prancha e levá-la até Fortaleza, capital do Ceará. Para legalizar o transporte da máquina, os criminosos tinham até uma nota fiscal de compra do implemento agrícola.

O trio foi preso horas depois em José Bonifácio após um cerco policial foi feito por equipes do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) de Rio Preto e do 52º Batalhão da PM de Mirassol.

Há suspeita de participação de um quarto integrante do bando, que continuava foragido até o fechamento desta edição.

O delegado da Divisão de Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto Paulo Buchala Júnior, que coordenou uma investigação que prendeu uma quadrilha de furto de máquinas agrícolas em Guapiaçu, acredita que o trio detido em José Bonifácio faça parte de outro bando. Um inquérito policial será aberto em José Bonifácio para investigar a quadrilha, mas as informações serão compartilhadas com as delegacias especializadas da região de Rio Preto que também investigam furtos de máquinas agrícolas.

Os três criminosos foram apresentados no plantão policial na delegacia de José Bonifácio, mas negaram participação no roubo da máquina em Nipoã.