Professora lança núcleo para debater violência

Será lançado nesta quinta-feira, 30, em Rio Preto, o Núcleo de Estudos da Violência e Pessoas (Nevipe), projeto idealizado pela professora doutora Luciane Castiglioni e encampado e efetivado pela Uniterp.

O objetivo do Nevipe é ser um núcleo voltado ao desenvolvimento de pesquisas científicas, orientações, cursos de extensão e trabalhos educativos para a comunidade. "O núcleo abrange duas grandes áreas: as ciências sociais aplicadas e as ciências da saúde, porque tem uma forte interrelação e multidisciplinaridade entre essas áreas porque englobam tanto o ser humano quanto o comportamento, as dinâmicas sociais e jurídicas e as disposições dessas interações com o homem em sociedade", diz a professora.

Serão estudados casos de violência envolvendo pessoas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças e adolescentes - tanto vítimas quanto autores de atos infracionais. Também serão debatidas questões de gênero, etnia e temas ligados à criminalidade e criminologia.

Na esfera de desenvolvimento de pessoas, o foco será o estudo para o desenvolvimento de práticas que tenham o objetivo de desenvolver capital humano, com foco na inserção das pessoas em seu universo laboral, social e familiar. Segundo Luciane, serão contempladas áreas como inteligência emocional, gestão de pessoas e comportamento.

A pesquisadora pontua que o núcleo é inédito, pois pela primeira vez no Brasil um grupo de estudos do tipo estará vinculado a uma instituição particular e porque vai abordar dois temas - estudo de pessoas e de violência.

Os trabalhos serão desenvolvidos por meio de pesquisas científicas, cursos de extensão, palestras, mesas redondas e ações afirmativas.