Hospital faz implante de 'ouvido biônico'

Catanduva

Hospital faz implante de 'ouvido biônico'


Uma paciente de 58 anos, com surdez bilateral, ou seja, nos dois ouvidos, foi submetida a uma cirurgia inédita em Catanduva. O procedimento foi realizado na manhã do último sábado, dia 25, no Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, sob a supervisão do otorrinolaringologista Evandro Marton da Silva e equipe.

A paciente recebeu um implante coclear (IC) bilateral, popularmente conhecido como ouvido biônico. O dispositivo eletrônico é indicado para pessoas com perda auditiva de grau severo a profundo e pode ser unilateral (uma orelha) ou bilateral (nas duas orelhas). Ele funciona transformando sons em estímulos elétricos que são enviados diretamente ao nervo auditivo. Isso significa que ele substitui parcialmente as células danificas da cóclea.

A paciente que recebeu o implante teve perda auditiva progressiva. Nos últimos dez anos, aproximadamente, ela passou a usar aparelho de audição. Porém, há pouco tempo, o dispositivo já não gerava o ganho auditivo adequado.

Os exames intraoperatórios, realizados logo após a cirurgia, indicam que o procedimento obteve êxito. Entretanto, a comprovação da efetividade da cirurgia se dará dentro de, aproximadamente, 40 dias, quando o implante é ativado.