Detran volta a agendar provas práticas em Rio Preto

HABILITAÇÃO

Detran volta a agendar provas práticas em Rio Preto

A medida pode beneficiar mil alunos das 28 autoescolas da cidade que estão na espera desde o final de março


Alunos durante aulas de moto na Cidade do Trânsito, em Rio Preto
Alunos durante aulas de moto na Cidade do Trânsito, em Rio Preto - Guilherme Baffi 1/7/2020

Quem estava a espera da prova para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode procurar a autoescola em Rio Preto para marcar o dia. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) autorizou, a partir desta segunda-feira, 27, a retomada dos agendamentos de dia e horário para a aplicação dos exames práticos de direção. A medida pode beneficiar mil alunos das 28 autoescolas da cidade que estão na espera desde o final de março.

Os exames serão feitos com base em protocolos sanitários para evitar a contaminação de alunos e dos examinadores durante as provas práticas. O principal deles é o de higienização dos bancos, direção e câmbio a cada nova prova. Para motos, os alunos devem levar o próprio capacete - isso já vem acontecendo nas aulas práticas.

Antes do inicio da quarentena, os exames práticos aconteciam todas quinta-feiras, mas o presidente da Associação da Autoescolas de Rio Preto, Márcio Rodrigues Junio, ainda não sabe se o dia será mantido.

"A principal orientação é que só poderão ser submetidos a exames dois alunos de cada uma das 28 autoescolas da cidade por dia. Isto nos preocupa, porque a fila de espera é grande", diz. Márcio afirma que o ideal seria o agendamento de pelo menos dois dias por semana para reduzir a fila de espera.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterou de 12 para 18 meses o prazo para conclusão do processo de habilitação. Em junho, o governo estadual autorizou a retomada das aulas práticas. Entre as ações realizadas pelo órgão neste mês estão a entrega de Certificados de Registro do Veículo (CRVs) via drive thru, tanto para despachantes quanto para particulares, e de CNHs, por drive thru, para CFCs, e pelos Correios, para os endereços de cadastro dos motoristas.