Doria anuncia 'visitas virtuais' a detentos durante pandemia

SISTEMA CARCERÁRIO

Doria anuncia 'visitas virtuais' a detentos durante pandemia

Governo concluiu a instalação de sistemas de equipamentos de teleaudiência em todos os presídios do Estado. O objetivo é fazer as teleconferências com a Justiça pelo sistema, mas eles também serão utilizados para contato com as famílias.


Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes - Governo do Estado de São Paulo

A partir do próximo final de semana, as famílias de detentos do sistema prisional do Estado de São Paulo terão à disposição uma plataforma online para realizar as visitas aos presos. A iniciativa foi anunciada nesta quarta-feira, 22.

O governo concluiu a instalação de sistemas de equipamentos de teleaudiência em todos os presídios do Estado. O objetivo é fazer as teleconferências com a Justiça pelo sistema, mas eles também serão utilizados para contato com as famílias. As visitas presenciais estão suspensas em função da pandemia de coronavírus.

"Esses equipamentos vão permitir também ao sistema prisional a utilização de visitas virtuais. Esse projeto se chama Visita Virtual e vai possibilitar que 27 mil familiares possam entrar em contato com seus parentes cumprindo pena no sistema prisional de São Paulo, de maneira segura e correta — segura do ponto de vista de saúde, segura do ponto de vista prisional", afirmou o governador, João Doria.

Com o uso do dispositivo, a intenção é liberar policiais das escoltas necessárias para levar presos para audiências ou julgamentos nos fóruns de todo o Estado para atuarem no policiamento ostensivo.

Ao todo, São Paulo tem 176 unidades prisionais. Sete delas estão na região de Rio Preto: o presídio de Riolândia, os centros de detenção provisória (CDP) de Rio Preto, Riolândia, Icém e Paulo de Faria, além do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Rio Preto.