Diário da Região completa 70 anos olhando para o futuro

ANIVERSÁRIO

Diário da Região completa 70 anos olhando para o futuro

Com sete décadas de publicação ininterrupta, Diário comemora a longevidade e se orgulha de sua história. Mas quer mais e se consolida como o maior, mais acessado e mais completo portal de notícias da região


Site do Diário da Região na tela do celular: uma das formas de acesso ao portal
Site do Diário da Região na tela do celular: uma das formas de acesso ao portal - Johnny Torres 22/7/2020

O Diário da Região chega aos 70 anos com o olhar atento ao futuro. Até aqui, foram 20.420 edições impressas publicadas em sete décadas de circulação ininterrupta. Mas, em 2020, o Diário tem ainda mais motivos para se orgulhar. O mais tradicional jornal de Rio Preto se consolida como o maior, mais acessado e mais completo portal de notícias da região Noroeste Paulista. E os números provam isso. Com uma média de 33,5 mil usuários por dia, o site do Diário da Região (diariodaregiao.com.br) alcançou, em junho, a histórica marca de 1 milhão de usuários únicos em um mês - 1.007.511, para ser exato, número que deve ser superado no mês de julho, em que a média de usuários por dia está em 38,7 mil, segundo dados do Google Analytics.

O alcance recorde das notícias apuradas e produzidas pela redação do Diário confirma que, em tempos de fake news, a informação com procedência, credibilidade, plural e apartidária é fundamental para a democracia. O leitor da região de Rio Preto sabe onde encontrar a informação lastreada nesses princípios. É por isso que busca, ativamente, as reportagens do Diário da Região.

Voltando aos números, quase 40% dos acessos ao site vêm dos mecanismos de busca; 30% são de leitores que acessam o portal diretamente - digitando o endereço do site no navegador ou clicando no atalho em seus favoritos, por exemplo. Os demais acessos vêm das redes sociais e links de referência. "Quando observamos a origem do tráfego, compreendemos a fidelidade do nosso leitor. Muitos acessam nossa página principal várias vezes ao dia, comportamento que evidencia o interesse pelas notícias e a necessidade de estar bem informado, em tempo real, sobre o que acontece em sua cidade, em seu bairro. Se algo acontece em Rio Preto e na região, o leitor sabe que é no Diário que vai encontrar a informação", afirma Gabriel Vital, editor web do Diário da Região.

Além do portal, o Diário também é presença ativa nas redes sociais, onde fomenta importantes debates e alcança públicos cada vez mais jovens. No Facebook, o jornal conta com 362 mil seguidores e a maior parcela desses usuários têm entre 25 e 34 anos; o segundo maior público tem entre 35 e 44 anos. No Instagram são mais 110 mil seguidores e, no YouTube, 14,1 mil. O Diário também está nos aplicativos de mensagens: só no WhatsApp são 7 mil contatos cadastrados em listas de transmissão. No Telegram, onde o jornal acabou de criar seu canal (t.me/diariodaregiao), já são 446 leitores cadastrados, mesmo que a rede ainda não seja tão popular em Rio Preto.

Essa conexão direta com o público coloca o Diário como uma importante ponte entre a população e as autoridades, motivo pelo qual os canais sociais do jornal recebem, diariamente, contatos de leitores que veem na imprensa séria a oportunidade de fazer valer o interesse público. "O Diário da Região é mais que um jornal, é uma instituição da cidade de São José do Rio Preto, que há sete décadas luta pelo interesse público de sua comunidade, e vem contando diariamente sua história nas nossas páginas e sites. Temos trabalhado incansavelmente para sua transformação digital, mantendo seus valores desde sua fundação, como independência e pluralismo. O primeiro editorial, de 23 de julho de 1950, já estampava o nosso compromisso: 'Ciosos que somos que jamais nos atrelaremos ao carro das conveniências'", afirma Fabiano Buzzini, diretor do Grupo Diário da Região.

Novidades

Atento às necessidades do leitor, que hoje acessa os produtos digitais principalmente pelo celular, o Diário não está poupando esforços para melhorar a experiência do usuário e entregar a informação com a mesma responsabilidade e credibilidade, além da agilidade que o momento exige. "Uma pessoa informada não é enganada, por isso buscamos formas cada vez mais simples para que o nosso público busque as informações que necessita, seja por meio do jornal impresso ou digital. Nosso assinante está sempre no centro de nossas decisões", afirma Claudia Magela, coordenadora de telemarketing.

Pensando nisso, Diário lança hoje um aplicativo para leitura do jornal digital. O acesso é exclusivo para assinantes, que agora têm a oportunidade de baixar o app em seu celular - Android ou iOS - e ter acesso às edições do jornal impresso em formato digital. A plataforma permite que o usuário baixe a edição, podendo ler o jornal mesmo sem acesso à internet. Além disso, o usuário pode salvar suas edições e páginas favoritas e adicionar notas com seus comentários pessoais.

Baixe o aplicativo: Android | iOS

Outra novidade é que, agora, no portal do Diário da Região, todas as notícias têm um player em que é possível ouvir as reportagens. O recurso foi viabilizado por meio de uma parceria com a plataforma Audima, que converte texto em áudio com o objetivo de gerar inclusão digital e levar informação às pessoas que têm dificuldade de ler. "Não estamos focando apenas nas necessidades de pessoas com deficiência visual, mas também naquelas que, por algum motivo, não conseguem ler - seja porque não foram alfabetizadas ou porque têm alguma dificuldade temporária. Nosso objetivo é tornar a informação acessível a todos", disse Rodolfo Ensides, analista de sistemas responsável pelos produtos digitais do Diário.

A gerente comercial Andréia Lorigiola acrescenta que leitores e parceiros comerciais podem esperar novidades para o segundo semestre deste ano. "O Diário da Região chega aos 70 anos com o olhar focado no futuro e com investimentos em novos produtos. As equipes estão muito empenhadas em criar novas soluções para o mercado publicitário com foco em performance. Tudo com o olhar de seriedade e comprometimento que marcaram a nossa história", conclui.

#TBTDiário

A partir desta quinta-feira, 23, o Diário passa a resgatar, semanalmente, matérias da história dos 70 anos do jornal, relembrando a ocasião em que foram publicadas e informando os novos públicos. As histórias serão publicadas com a hashtag #TBTDiário, termo que significa "throwback thursday", que pode ser traduzido do inglês para "quinta-feira do retorno". A tag é utilizada pelos usuários de redes sociais para marcar fotos que se referem ao passado e que trazem saudades.

 

Jornal Diário da Região - Jornal diário com abrangência de 69 municípios

Revista Vida&Arte - Distribuída mensalmente aos assinantes. Nela, o leitor encontra reportagens que vão de economia a comportamento, passando por tecnologia, gastronomia, decoração, saúde e turismo

Revista Bem-Estar - Publicada aos domingos, com os mais diversos assuntos, entre eles: hobbies, sexualidade, arte, carreira, saúde física, emocional e espiritual, comportamento, alimentação, terapias alternativas.

diariodaregiao.com.br - O portal mais acessado de Rio Preto e região. Hoje conta com mais de 1 milhão visitantes únicos/mês

Redes sociais - Estamos presentes no YouTube, Facebook, Instagram e WhatsApp, que juntos somam cerca de 500 mil seguidores

diariomotors.com.br - Site de compra e venda de veículos

diarioimoveis.com.br - Site de compra e venda de imóveis

classitudodiariodaregiao.com.br - O portal reúne anúncios do dia dos classificados do impresso, onde são divulgados imóveis, veículos, empregos, produtos, negócios e serviços dos mais variados tipos, tudo que sai no jornal, contando com uma audiência de cerca de 50 mil visitantes únicos por mês

Gráfica Diário da Região - Parque gráfico com equipamentos modernos e capacidade para atender todo o território nacional com impressão em diversos formatos e papéis

FM Diário - São 50 mil watts de potência abrangendo mais de 117 municípios num raio de 250 quilômetros. É sintonizada pela 89.9 FM

fmdiario.com.br - Site da FM Diário, onde você encontra toda a programação, faz pedidos de música e ainda acompanha notícias e ouve a rádio via web

Diário Multi - é o núcleo de produção de conteúdo patrocinado do grupo com divulgação em multiplataforma

Liza Mirella

Em 70 anos, o Diário da Região já contou muitas histórias, viu e viveu transformações e agora enfrenta - junto a toda à comunidade mundial - à pandemia de coronavírus. E a arma que usa para tal é a informação: os números de casos atualizados dia a dia, os cuidados para evitar a disseminação do vírus, as medidas adotadas que mexem com a vida do cidadão e as muitas histórias de quem venceu essa doença que ainda é uma incógnita para os cientistas.

Neste momento único, foi preciso unir as forças da equipe do jornal para contar boa parte das histórias - que praticamente giram em torno do mesmo tema - sem deixar de lado outras questões fundamentais no cotidiano de nossa cidade. Todos os jornalistas se voltaram à Covid-19.

Com boa parte das atividades culturais e esportivas suspensas - começando a ser retomadas nesta semana - o Diário precisou condensar a cobertura dessas duas editorias e reduziu seus cadernos tradicionais, sem deixar de levar aos seus leitores as próprias inovações causadas pela pandemia, como lives feitas por artistas e sugestões de treinos esportivos para serem feitos em casa enquanto dura a quarentena.

Ao mesmo tempo, o jornal manteve a circulação de sua revista dominical Bem-Estar, que traz assuntos que prezam especialmente pela saúde mental e emocional de seus leitores, algo ainda mais pertinente neste momento. A revista Vida & Arte, de circulação mensal, continua chegando às casas dos assinantes, com notícias sobre negócios, gastronomia e outros temas relevantes neste momento.

Uma novidade que acaba de ser lançada nas páginas impressas do diário é a coluna Crônicas do Marival, publicada quinzenalmente aos domingos. O jornalista Marival Correa traz uma visão poética sobre a sutilezas do cotidiano rio-pretense. É um alívio a um noticiário tão impactado pelos casos e mortes por coronavírus.

E para os anunciantes, o grupo Diário da Região (GDC) oferece um pacote completo, o Diário Multi, em que a publicidade pode ser apresentada aos leitores em todas as mídias do grupo, do ambiente virtual ao impresso, com toda a credibilidade que o grupo carrega em sete décadas de vida. São soluções para todos os negócios.

"Num momento tão crítico como este que estamos vivendo, credibilidade é fundamental, até para ter certeza das informações que estão sendo consumidas. Essa credibilidade o grupo GDC transporta para anunciantes e leitores em todas suas plataformas", afirma a gerente comercial Andréia Lorigiola.

Agora, o que mais a gente quer no momento é que as coisas possam voltar à normalidade ou ao que tem sido chamado de novo normal e que possamos dar a tão sonhada notícia: "encontraram a vacina contra a Covid-19" e que, preferencialmente, que esse feito entre para a história com a participação de pesquisadores rio-pretenses.

 

Johnny Torres 22/7/2020

Francela Pinheiro

Nessas sete décadas reportando a vida da cidade, da política, da cultura, do esporte, da economia e de tantas outras áreas importantes para Rio Preto e região, o Diário da Região está presente na casa da assinante Tania Mara Bitonti, 59 anos, há 36 anos. "O papel é uma estima, um costume arraigado para sentar na mesa e folhear", afirma a leitora.

Em mais de 30 anos de convivência com as páginas do jornal, Tânia guarda recordações, como a edição do dia 30 de abril de 1998, quando o Diário publicou detalhes da implosão das "torres gêmeas rio-pretenses". "Quando eu peguei o jornal e deparei com aquela notícia, me chocou". Hoje, ver as notícias sobre o avanço da cidade que Tânia viu expandir é o que a deixa feliz. "As novas construções, o transporte, a ampliação da BR-153, essa parte evoluiu."

O empresário Edevaldo Masson Neto, tem apenas 25 anos e também está no time do impresso. Ele conta que as notícias locais, regionais e nacionais trazidas pela equipe de reportagem e colunistas são compartilhadas ao longo do dia. "Eu acho melhor o papel porque trago o jornal para a empresa, deixo em cima da mesa e o pessoal vai chegando e olhando".

O Diário está na palma da mão do auxiliar administrativo Giovani Ratighieri Frigieri, que usa o celular para se atualizar entre uma tarefa e outra. "Acho o portal do Diário bem prático para se localizar, gosto bastante", afirma. "A praticidade de ter um jornal digital e o hábito de sempre estarmos com o celular na mão nos traz o conforto de ler as notícias e manchetes em apenas um clique", completa Hugo Faria Nunes.

O médico cirurgião vascular Sthefano Atique Gabriel também valoriza o digital pela rapidez da informação, principalmente, em tempos de pandemia. "O número de casos, estatísticas, tudo eu consigo atualizar de forma constante", afirma. "Parabenizo o Diário, seus idealizadores e todos que contribuem. Um jornal que sempre foi um formador de opinião, com informações confiáveis", finaliza.

Credibilidade reconhecida também pelos gestores políticos, como o governador do Estado, João Doria. "O compromisso com o leitor em oferecer informação de qualidade é a marca do jornalismo praticado pelo Diário do Região há 70 anos. O periódico realiza um trabalho sério, isento e essencial em momentos graves como os atuais", avaliou. "A prestação de serviço à população e a transparência são instrumentos fundamentais não apenas para combater o coronavírus, mas também as nocivas fake news. Parabéns e vida longa."

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, destaca pilares do jornalismo. "A grande marca dessa longa trajetória é, sem dúvida, a imparcialidade, a análise e divulgação objetiva dos fatos, sem paixões ou preconceitos, sem sacrificar a verdade e a justiça".

 

1950

Fundação do Diário: 23 de julho

Fundador: Euphly Jalles

Primeira sede: rua Marechal Deodoro, 2.862. Telefone nº 28

Primeiro número: 23 de julho de 1950, tamanho standard, preto e branco, 8 páginas, com fotos, montado em linotipos e impresso em chumbo

Primeiro editor-chefe: Antenor Pousa Godinho

O primeiro colaborador: professor Paulo de Oliveira e Silva

1954

A direção do Diário é assumida pelo jornalista Nivaldo Carrazone, formado em Jornalismo pela Cásper Líbero (1949)

1955

Nivaldo Carrazone pede demissão e Euphly Jalles retorna à direção geral

1959

Fevereiro: Diário é arrendado para Danilo Mantovani, em contrato de compra com reserva de domínio. Como gerente, assume Álvaro Casanova Dutra

Dezembro: Diário é vendido a quatro jovens que já exerciam o jornalismo: Alberto Cecconi, Antonio Natalone, José Barbar Cury e Norberto Buzzini

1960

1º de janeiro: Diário circula com o nome dos novos donos. A direção é assumida por Barbar Cury, até 1964

1962

Segunda sede do Diário: os sócios compram imóvel na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844, Centro

1964

Diário é transferido para o novo endereço, na rua Delegado Pinto de Toledo, funcionando neste local até 2 de
julho de 2006, depois de passar por reformas e ampliações.

O diretor do Diário é o advogado Norberto Buzzini, de 1964 a 1975

1967

21 de março: Alberto  Cecconi e Barbar Cury desligam-se oficialmente do Diário. O jornalista Emerson Sumariva é admitido como sócio até 1973

1980

Inauguração do prédio reformado do Diário, na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844

1981

Criadas as sucursais do Diário em Mirassol, Tanabi, Catanduva e Votuporanga. Circulação do Diário na década de 80: em 82 cidades

1983

2 de outubro: implantação do sistema off-set de impressão, com equipamentos comprados de A Gazeta, de Vitória

1985

Diário da Região ganha concessão de emissora de rádio

1990

O Diário começa a ser informatizado e se filia à Associação Nacional de Jornais (ANJ)

1993

A partir de setembro, Diário circula colorido aos domingos, alcança maior circulação e filia-se ao Instituto Verificador de Circulação. A partir de outubro, circula colorido todos os dias

1996

Dezembro: inauguração do parque gráfico do Diário no Distrito Industrial com maquinário importado dos Estados Unidos

1999

Lançamento de projeto gráfico adaptado às exigências internacionais do setor, assinado pelo designer inglês Michael Crozier. O novo projeto tem características dos exemplares europeus, 90% de páginas coloridas e uma nova proposta editorial

28 de setembro de 1999: Diário circula com novo projeto gráfico

2000

Diário cria o Disque Eleitor

2001

Diário lança o portal Diarioweb

2004

Grupo Diário de Comunicação lança a Revista Vida&Arte, encartada mensalmente no jornal, em papel couchê,
colorida, 82 páginas

2006

Em julho, Diário transfere-se para nova sede no Distrito Industrial, avenida Feliciano Salles Cunha, 1.515, onde já funcionava a Gráfica da Região. Na rua Delegado Pinto de Toledo, continua o atendimento de balcão para anúncios e Classificados

2007

Em março, lançamento da Revista Bem-Estar, com as editorias de Turismo, TV, Bem-estar e Saúde

Em agosto, leitores elegem as Sete Maravilhas de Rio Preto: Basílica, Represa Municipal, Bosque Municipal, Palácio das Águas, Riopreto Shopping Center, Mercadão Municipal e Swift

Em outubro: leitores elegem as Sete Maravilhas da Região: Antiquário de Bálsamo, Thermas dos Laranjais de Olímpia, Parque das Águas Claras de Santa Fé do Sul, Cachoeira da Barrinha de Icém, Água Viva Thermas Clube de Fernandópolis, Santuário Nossa Senhora Aparecida de Jaci e Praça Central de Tanabi

2008

Diário da Região adquire novos maquinários para ampliação do parque gráfico

2009

Lançamento do Diário Motors, o classificado eletrônico do Diário

Redação lança o personagem Zé Buracão

2013

Lançamento da Cápsula do Tempo, para ser aberta em 2050

2015

Lançamento do portal www.diariodaregiao.com.br

2016

Vídeos ao vivo em coberturas de reportagens começam a ser transmitidos pelo Facebook do Diário. Além disso, jornal apresenta programas ao vivo em estúdio, como Resenha Esportiva e Política em Debate (com destaque para a cobertura das Eleições municipais).

2017

Lançados o novo portal dos Classificados e o Diário Multi.

2018

Em iniciativa inédita, Diário publica edição apenas com notícias boas, em 2 de janeiro

Diário Imóveis ganha ferramenta para tour 360°.

Lançado novo projeto gráfico da revista Bem-Estar.

Aos domingo, caderno Classificados passa a ter novo layout, em formato tabloide e com reportagens

2019

Em janeiro é lançado o projeto Milagre da Manhã, inspirado em livro homônimo, com o objetivo de promover qualidade de vida entre os participantes e disseminar práticas positivas.

Em março, Diário publica a edição de número 20 mil

Em abril, é lançado o Diário da Gratidão, projeto que apoia causas nobres em Rio Preto e região, divulgando-as e servindo como ponto para arrecadar doações

2020

Mudança no layout do portal diariodaregiao.com.br, em abril, tornando-o mais rápido e responsivo, ideal para acesso em qualquer tipo de plataforma digital

Em junho, portal atingiu a marca de um milhão de usuários únicos

A promoção Assinatura Premiada Diário da Região premiou mais dois assinantes, nesta quarta-feira, 22. O sorteio foi realizado na sede do jornal, em Rio Preto. Os prêmios da vez foram uma um Smart TV LED 43 polegadas LG Full HD e um Smartphone Samsung Galaxy A30s 64GB.

O primeiro assinante premiado foi Francisco Antonio Bavitti, de Mirassolândia, que levará para casa a Smart TV. A segunda sortuda foi a assinante Josina Maia Carvalho, de Rio Preto, ela ganhou o smartphone.

A campanha segue até o dia 31 de Março de 2021, com sorteios mensais. O último prêmio será um carro zero quilômetro.

Para participar, é preciso estar com a assinatura ativa, preencher os cupons que saem nas edições impressas e depositá-los nas urnas localizadas nos seguintes endereços: sede do Diário, na avenida Feliciano Sales cunha, 1.515, Distrito Industrial; Balcão de Classificados, na rua Delegado Pinto de Toledo, 2.844, Centro; e FM Diário, na avenida Modesto J. Moreira Jr, 3.685, Portal, Mirassol.

A cada mês, a promoção irá entregar prêmios para os assinantes, como três vale compras de R$ 500, duas smart TV LED 43 polegadas LG, dois smartphones Samsung Galaxy A30s, duas bicicletas aro 29 Dropp, três refrigeradores Electrolux Frost Free Duplex, duas fritadeiras sem óleo Mondial e um carro Fiat Mobi Easy 1.0 ano 2020. O próximo sorteio será no dia 22 de julho. (Colaborou Yasmin Lisboa)