Grupos de Rio Preto realizam ações solidárias

SOLIDARIEDADE

Grupos de Rio Preto realizam ações solidárias

Rotary, cantor e torcida organizada realizam doações a entidades de Rio Preto


Voluntário Sergio Dias com doações que serão entregues nesta quinta-feira, 2, em quatro asilos de Rio Preto pelo grupo Mãos Que Ajudam
Voluntário Sergio Dias com doações que serão entregues nesta quinta-feira, 2, em quatro asilos de Rio Preto pelo grupo Mãos Que Ajudam - Divulgação

A queda nos números de visitas nos asilos provocada pela necessidade de isolamento social refletiu diretamente nas doações recebidas pelas principais Instituições de Longa Permanência (ILPs) de Rio Preto, que passaram a contar cada vez mais com a ajuda do próximo. Para garantir o funcionamento desses espaços, diferentes grupos estão se mobilizando em ações de solidariedade.

Nesta quinta-feira, 2, quatro asilos de Rio Preto recebem doação de mais de uma tonelada de produtos de higiene, limpeza, óleo de girassol e alimentação parenteral. A ação é de voluntários do programa Mãos Que Ajudam. Os beneficiados serão Lar de Bethânia, Lar Esperança, São Vicente de Paulo e Asilo de Schmitt.

Os produtos saíram de São Paulo no início da manhã desta quinta e devem chegar em Rio Preto à tarde. O material foi doado pela Ajuda Humanitária Internacional da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. De acordo com a voluntária Katie Sant'Anna Bottas, os suprimentos foram programados para durar três meses e custaram R$ 52 mil. "Os idosos já vivem em isolamento por estarem dentro de um asilo, o que piorou depois da pandemia. Sem as visitas, as doações financeiras de suprimentos zeraram."

Os voluntários do grupo de Rio Preto criaram um projeto e encaminharam a proposta para a Ajuda Humanitária Internacional. A arrecadação foi com dinheiro de um fundo financeiro da organização, destinado a ações solidárias. "Entramos em contato com os asilos e cada instituição fez uma relação das necessidades. Essas doações vão dar uma folga financeira e permitir que elas deem um atendimento de melhor qualidade para os idosos", destaca. Além de ajudar os asilos, o grupo já distribuiu 7 mil máscaras caseiras, confeccionadas por voluntários, a hospitais, instituições de acolhimento de pessoas vulneráveis e programas mantidos pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM).

Guindaste

No dia 26 de junho, o Asilo de Schmitt ganhou um guindaste elétrico que auxiliará na locomoção e condução dos pacientes. O equipamento foi doado pelo Rotary Centenário após uma ação de Delivery Solidário para arrecadar fundos. Ainda de acordo com o Rotary, novas campanhas estão sendo realizadas para aquisição de equipamentos para outras Instituições de Longa Permanência de Rio Preto que juntas atendem mais de 260 idosos.

Live

O cantor Fábio Moda realiza no próximo sábado, dia 4, a partir das 19 horas, uma live solidária em prol da Sociedade Espírita O Semeador e do Cento Espírita Francisco Cândido Xavier. Juntas, as entidades ajudam mais de 200 famílias. A apresentação será transmitida no canal do YouTube do cantor e arrecadará alimentos, máscaras, álcool em gel, roupas, agasalhos ou valores em dinheiro.

Agasalho

A torcida organizada Gaviões de Fiel iniciou uma campanha para arrecadar agasalhos que serão destinados para o Albergue Noturno de Rio Preto. As doações podem ser realizadas na sede regional da torcida, na rua Eça de Queiroz, 161, Solo Sagrado. O espaço estará aberto nos dias 4 e 11 de julho, das 16h às 19h. Nos demais horários, é necessário agendar pelo (17) 99154-4208.