Saúde inicia testes de telemedicina em Rio PretoSaúde inicia testes de telemedicina em Rio Preto

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Saúde inicia testes de telemedicina em Rio Preto

Parceria da Prefeitura com empresa privada ainda está em estudo


TELEMEDICINA A Secretaria Municipal da Saúde de Rio Preto iniciou testes com equipamentos que permitem consultas médicas online para pacientes do Programa Saúde da Família. Método ainda está em avaliação Pág. 4B
TELEMEDICINA A Secretaria Municipal da Saúde de Rio Preto iniciou testes com equipamentos que permitem consultas médicas online para pacientes do Programa Saúde da Família. Método ainda está em avaliação Pág. 4B - Divulgação

A Secretaria de Saúde de Rio Preto iniciou testes com um equipamento que permite a realização de consultas online com pacientes assistidos pelo programa Saúde da Família. O trabalho de telemedicina ainda está em fase piloto, mas é uma das estratégias pensadas pela pasta no combate à disseminação do coronavírus.

A ação está sendo uma parceria da Prefeitura com uma empresa rio-pretense que atua há mais de dez anos com projetos de salas de videoconferência. Porém, ainda não foi formalizado contrato. O primeiro atendimento ocorreu na casa de uma família acompanhada pela equipe da UBS do bairro São Francisco. O teste serviu para apontar quais possíveis ajustes poderiam ser realizados para garantir uma melhor experiência para médicos e pacientes.

A gerente da equipe de Saúde da Família, Paula Sodré, afirma que o público-alvo estão sendo famílias em situação de extrema vulnerabilidade social e com dificuldades de locomoção. "São pessoas acamadas, hipertensas e muitas delas não têm veículos", esclarece. Um novo teste está previsto para ser realizado nesta semana.

O atendimento online é realizado por meio de um Rack de Telemedicina que funciona através de um sistema de videoconferência e conta com tela touchscreen e câmera com resolução 4K, com enquadramento automático. "Muitas famílias atendidas não têm acesso à internet, então pensamos em uma solução que se conecta automaticamente na rede 4G", explica Renan Del'Arco de Oliveira, um dos diretores da empresa VideoMe. O teste foi gratuito e todos os equipamentos foram emprestados pela empresa.

As visitas serão realizadas após agendamento. Na data marcada, o equipamento é levado até a casa da família por um Agente de Saúde que atua no bairro. Do outro lado da tela, uma equipe formada por uma médica e uma enfermeira participam da conferência. "Dessa forma, a gente vai levar o médico para a casa dessa pessoa sem oferecer risco tanto para a família, quanto para o profissional de saúde", destaca Paula.

Depois da consulta, as conferências serão gravadas e armazenadas em um servidor disponibilizado em nuvem. Todos os arquivos são criptografados. O equipamento tecnológico também deve otimizar o trabalho dos profissionais que realizam em média oito atendimentos presenciais por dia. "Agora ele pode fazer até 16 visitas", destaca Paula.

Rio Preto possui 62 equipes que integram o Programa Saúde da Família. Cada equipe é formada por 1 médico; 1 enfermeiro; 2 técnicos de enfermagem; no mínimo 1 agente de endemias e 1 agente comunitário; 1 dentista e 1 auxiliar de saúde bucal.

Atualmente, os atendimentos presenciais estão sendo realizados apenas em casos de extrema necessidade, já que os profissionais de saúde são considerados potencialmente grandes transmissores da Covid-19.

Para a gerente de equipe da Saúde da Família, apesar de não proporcionar contato, o teleatendimento é capaz de aproximar médico de paciente.

"A tecnologia não é mais uma coisa fria, ela veio para humanizar mesmo", diz. Ela destaca a emoção da paciente ao reencontrar a médica e a enfermeira que a acompanham. "Ela sentiu que está sendo assistida, que está sendo vista e acompanhada, mesmo que seja a distância", finaliza.

  • Rio Preto possui 62 equipes que atuam no Programa Saúde da Família. Cada equipe é formada por 1 médico; 1 enfermeiro; 2 técnicos de enfermagem; no mínimo 1 agente de endemias e 1 agente comunitário; 1 dentista e 1 auxiliar de saúde bucal;
  • A Saúde da Família trabalha na prevenção, orientação e promoção da saúde. Com estratégia pró-ativa, as equipes vão até a casa do paciente e mapeiam as necessidades e vulnerabilidades
    daquela família