Escolas realizam festa junina com drive thru em Rio Preto

ARRAIÁ

Escolas realizam festa junina com drive thru em Rio Preto

Algumas unidades recolheram doações para entregar a entidades assistenciais


Estudantes durante o drive thru junino da Escola Start Anglo
Estudantes durante o drive thru junino da Escola Start Anglo - Guilherme Baffi 26/6/2020

Com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus, atividades que geram aglomeração de pessoas precisaram ser suspensas, entre elas as tradicionais Festas Juninas. Mas para não deixar que a data passasse em branco, diversas escolas de Rio Preto adaptaram o popular "arraiá" para um novo modelo: o "drive thru junino".

Esse foi o caso da Colégio Start Anglo, que em seu primeiro ano de funcionamento realizou um evento de festa junina respeitando as regras de higiene e de distanciamento. "Adotamos todas as condições exigidas, os professores usaram máscaras e luvas e todas as brincadeiras foram individuais para garantir a segurança de todos", explicou a coordenadora geral do colégio, Janaína Rocha Bocato.

A festa foi realizada nesta sexta-feira, 26, e contou com a participação de pais e alunos das turmas do 2º até o 9º ano do ensino fundamental.

Segundo a coordenadora, o evento foi pensado de uma maneira a proporcionar aos alunos um lado lúdico, inovador e solidário. "Como a criança não pode descer do carro, não pedimos para ela se enfeitar. Pedimos para que ela enfeitasse o próprio carro para fazermos um desfile", explicou. Todos os veículos que participaram da ação foram fotografados e uma votação online elegeu o mais característico.

Durante a ação, a escola também arrecadou agasalhos, cobertores e fraldas geriátricas que serão destinados ao Lar de Betânia, uma associação que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Em troca da doação, cada aluno recebeu um par de óculos de realidade aumentada que será utilizado em sala de aula, no retorno das aulas presenciais.

O Colégio Ateneu começou a organizar o o "drive thru junino" no mês de março. A ação foi realizada no dia 11 de junho e teve bastante adesão dos pais e alunos. Quem passou pelo local ganhou algumas comidas típicas e reencontraram os professores. "Foi uma ação muito positiva e serviu para matar a saudade que os alunos estavam dos professores", comenta a diretora do colégio, Maria Lúcia Sturari.

A comemoração da festa junina também foi celebrada pelos alunos da educação infantil e fundamental 1 do Colégio Santa Teresa. O evento foi realizado no sábado, 20, e contou com a entrega de kits compostos de guloseimas juninas.

"Respeitamos a distância necessária entre um professor e outro e entregamos um mimo de festa junina para os alunos", conta a diretora do colégio, Rita de Cássia Casagrande.

A diretora destaca a emoção vivida pelos pais e alunos ao reencontrarem os professores e profissionais da escola. "Foi muito positivo porque vimos nos olhos das famílias o quanto a escola é importante na rotina das crianças. Não trabalhamos apenas com educação, trabalhamos na formação de pessoas", destaca.

Neste sábado, será a vez da escola Anglo Redentora realizar o "Drive-thru junino". O evento será realizado a partir das 14h e também contará com recolhimento de doações.

Na próxima segunda-feira, 29, é a vez do colégio Jean Piaget realizar o drive thru junino. A festa está marcada entre 11h e 12h e 14h e 16h. Os alunos vão ganhar um kit junino e poderão reencontrar os professores - mantendo o distanciamento social.