Árvore na Santa Casa de Rio Preto transmite mensagem de esperança em meio à pandemia

'NATAL' ANTECIPADO

Árvore na Santa Casa de Rio Preto transmite mensagem de esperança em meio à pandemia

A árvore de Natal ficará exposta até o dia 30 de julho


Funcionários e diretoria da Santa Casa de Rio Preto montaram árvore de Natal para simbolizar esperança
Funcionários e diretoria da Santa Casa de Rio Preto montaram árvore de Natal para simbolizar esperança - Guilherme Baffi 25/6/2020

Quem passou pelo hall de entrada da Santa Casa de Misericórdia de Rio Preto nesta quinta-feira, 25, deparou com uma cena um tanto quanto curiosa: uma árvore de Natal enfeitada com bolas, laços e guirlandadas chamava a atenção de pacientes e familiares.

Mas não, o Natal não foi antecipado. A instalação precoce de um dos símbolos natalinos faz parte de uma ação organizada por funcionários e pela diretoria da instituição. Segundo o administrador da Santa Casa, Valdir Furlan, essa foi uma forma encontrada para transmitir às pessoas uma mensagem de esperança em meio à pandemia. "O Natal é um momento de harmonia e solidariedade e a árvore serve para lembrar as pessoas de que dias melhores ainda estão por vir", destaca.

A ação foi inspirada na campanha "Monte Sua Árvore de Natal", criada em junho de 2016 pelo empresário e publicitário brasileiro Nizan Guanaes, e adaptada para o momento atual.

A árvore de Natal ficará exposta até o dia 30 de julho. Valdir explica que o período foi escolhido pois coincide com o provável pico da pandemia na cidade. "Esperamos que em agosto a cidade tenha menos gente contaminada", diz.

Atualmente, a Santa Casa possui 44 pacientes internados com Covid-19, sendo 25 na enfermagem e 19 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital também tem 37 pacientes com Síndrome Respiratória Agura (SRAG) - destes, 7 estão na UTI.

"Estamos vivendo um momento de pandemia. Vemos as pessoas muito tristes, perdendo seus entes queridos. É como se elas estivessem perdendo a esperança de que esse momento um dia vai acabar", explica Furlan.