Autoescolas de Rio Preto voltam no dia 1º de julho

RETOMADA

Autoescolas de Rio Preto voltam no dia 1º de julho

Alunos e instrutores deverão usar máscaras dentro dos veículos durante as aulas e seguir uma série de regras


Com a Cidade do Trânsito de Rio Preto fechada, bois e 
vacas
Com a Cidade do Trânsito de Rio Preto fechada, bois e vacas "invadiram" o espaço - Guilherme Baffi 24/6/2020

As 28 autoescolas de Rio Preto vão retomar na próxima quarta-feira, 1º de julho, as aulas práticas de direção de veículos. A decisão foi tomada após reunião das empresas do setor na manhã desta quarta-feira, 24. Alunos e instrutores deverão usar máscaras dentro dos veículos durante as aulas e seguir uma série de regras (veja abaixo).

O presidente da Associação Municipal das Autoescolas de Rio Preto, Marcio Junio Rodrigues, afirma que o retorno vai seguir um protocolo de prevenção contra a Covid-19, recomendado pelo Detran de São Paulo.

"Aluno e instrutor vão ter de usar máscaras de proteção. Carros, motos e até os capacetes serão higienizados para evitar a contaminação", explica.

O retorno só vale para os alunos que já tinham iniciado as aulas antes da pandemia. Essa é justamente a situação da dona de casa Kelly Cristina Pollo Santos, de 35 anos, que está há três meses à espera deste momento. "Eu iria começar minhas aulas práticas uma semana antes de começar a quarentena. Preciso aprender a dirigir. Hoje só meu marido pode pegar o carro, mas eu preciso para levar nossos filhos na escola e resolver outras coisas do dia a dia", diz.

Quem ainda não deu entrada no processo para obter a CNH vai ter de aguardar a reabertura do Detran. As aulas de reciclagem e teóricas de habilitação também serão retomadas, mas no sistema de ensino a distância, por meio da internet.

Para que os procedimentos teóricos e práticos sejam realizados com segurança, para alunos e instrutores, o Detran.SP aderiu ao uso de ferramentas tecnológicas e a adoção de rígidos protocolos sanitários. Com sistema desenvolvido pela Prodesp, a identificação dos alunos passará a ser feita por reconhecimento facial, através da biometria já cadastrada durante a matrícula nos cursos.

As atividades presenciais dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo Detran.SP estão suspensas desde março. Com isso, a Cidade do Trânsito de Rio Preto, no Distrito Industrial, onde as provas práticas são realizadas, ficou fechada. O movimento nos últimos dias tem sido apenas de bois e vacas, que invadiram o local.

Aulas práticas de direção veicular (carro, caminhão, ônibus ou carreta)

  • Exigência de que o aluno/candidato, bem como o instrutor, utilizem máscaras durante as aulas e façam a higienização das mãos antes do início e ao final de cada aula.
  • Higienização obrigatória e minuciosa dos veículos a cada troca de aluno/candidato em todas as partes de contato, como volante, freio de mão, alavanca de marcha, maçanetas, banco, painel, setas e lateral esquerda do aluno.
  • Realização das aulas práticas com os vidros dos veículo abertos, sendo proibido o uso de ar-condicionado.
  • Proibição de acompanhante durante a aula.
  • No término de cada expediente, os veículos devem ser lavados externamente com água e sabão.
  • Tenha sempre álcool em gel no carro.
  • Utilizar capas de plástico no banco dos veículos de aprendizagem, pois este material pode ser facilmente higienizado com álcool em gel antes do início de cada aula.