Repórteres do Diário ganham prêmio

Jornalismo

Repórteres do Diário ganham prêmio

Reportagem de fevereiro foi selecionada na categoria "Impresso Nacional"


Repórteres Millena Grigoleti e Rone Carvalho venceram o 5° Prêmio Sbim de Jornalismo
Repórteres Millena Grigoleti e Rone Carvalho venceram o 5° Prêmio Sbim de Jornalismo - Johnny Torres 23/6/2020

Os repórteres Rone Carvalho e Millena Grigoleti, do caderno de Cidades do jornal Diário da Região, venceram o 5° Prêmio Sbim de Jornalismo na categoria Impresso Nacional. A cerimônia de premiação aconteceu virtualmente na noite desta segunda-feira, 22, e coroou a reportagem "Rio Preto imunizada" como a vencedora do prêmio nacional promovido pela Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

A reportagem de três páginas, publicada em 16 de fevereiro, destacou a boa cobertura vacinal de Rio Preto, a importância da imunização, os prejuízos causados pelas fake news no combate a doenças e ainda abordou os mitos e verdades sobre as vacinas. Através de infográficos, a reportagem destacou o calendário nacional de vacinação, mostrando todas as vacinas que crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes devem tomar durante a vida, além de mostrar o cuidado que Erick, que ficou paraplégico porque não pôde tomar vacina contra poliomielite, tem com a carteirinha de vacinação da filha Amanda.

Na final, junto com o Diário, concorriam reportagens do jornal O Tempo (MG), Correio Braziliense (DF) e O Popular (GO). A análise das reportagens foi feita por um corpo de jurados, formado pelos jornalistas Ana Lúcia Azevedo e Heródoto Barbeiro e pelos médicos Benito Lourenço, Guido Levi e Jessé Alves. Os primeiros colocados de cada categoria receberam, além do certificado, um valor líquido de R$ 4 mil.

Os repórteres contam que a reportagem surgiu da ideia de mostrar o impacto causado pela desinformação no calendário nacional de vacinação. "A gente tem vivido isso na pele, principalmente agora com o coronavírus. A desinformação durante a pandemia tem causado inúmeros prejuízos e na reportagem destacamos esse impacto da campanha de vacinação. Muitas pessoas por meio de mensagens nas redes sociais contam que deixam de vacinar os filhos. E isso é preocupante. Tentamos desmitificar essa questão", destaca Rone Carvalho. "Fico muito feliz com o prêmio. Valoriza o trabalho não só meu, mas de toda a imprensa que tem trabalhado incansavelmente durante a pandemia mostrando a importância da informação", finaliza Rone.

Para a repórter Millena Grigoleti, que está se especializando em comunicação em saúde, o prêmio é uma honra, sobretudo em meio a tempos tão conturbados na saúde e no jornalismo. "Cobrindo essa área há anos, tento todos os dias mostrar o quanto a ciência é essencial e o quanto cada descoberta vale muito. As vacinas são com certeza uma das maiores invenções da humanidade. Olha o caos que temos com a falta de apenas uma vacina. Nem se ouve falar sobre os grupos contrários aos imunizantes agora, e todos torcem pela descoberta de algo que possa combater a Covid-19", pontua.

Millena agradece a toda a equipe. "Realmente, nem vendo nosso nome ali dava para acreditar. A matéria veio antes da pandemia, quando ainda nem sonhávamos com o que estava por vir, e agora a importância desse time, que corre atrás da notícia completa e correta 24 horas por dia, ficou ainda mais evidente. O jornalismo salva vidas."