Prefeitura de Rio Preto avaliará plano online de treinos

AUXÍLIO-ATLETA

Prefeitura de Rio Preto avaliará plano online de treinos

Trabalho remoto viabilizaria retomada do pagamento de bolsa aos beneficiados


Professores demonstraram a possibilidades de aulas remotas com ferramentas 
Meet e Class, ambas do Google
Professores demonstraram a possibilidades de aulas remotas com ferramentas Meet e Class, ambas do Google - Movimento pelo Esporte Riopretense/Divulgação

Professores, técnicos e atletas beneficiados pelo auxílio-atleta esperam o sinal verde do secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, para voltarem a trabalhar e assim receber a bolsa suspensa desde o início da pandemia da Covid-19. Em reunião na última semana, foi apresentado um plano para que as aulas e treinamentos sejam retomadas de maneira remota e, assim, garantir o pagamento dos vencimentos a professores de núcleos, técnicos desportivos e atletas.

Em reunião com a presença do prefeito Edinho Araújo (MDB) foi definido que seria necessária uma plataforma digital onde os professores poderiam ministrar as atividades. Na sexta, um novo encontro, desta vez com a secretária de Esportes, Clea Bernardelli, serviu para fechar em duas opções possíveis, que serão avaliadas pelo gabinete.

"Fizemos apresentação das aulas online para que elas possam ser executadas. Aí a secretária concordou com a forma que estava e agora encaminhamos para ver se eles aprovam", afirmou o Paulo César Santos, paratleta do Clube Amigos dos Deficientes (CAD/Smel) e um dos integrantes do Movimento pelo Esporte Riopretense.

As duas alternativas apresentadas são plataformas do Google. O Meet, em que o conteúdo pode ser ministrado por videoconferência aos atletas, e o Class, que permite a elaboração de relatórios e análise de desempenho.

Em nota, a Prefeitura afirmou que não há uma data para a reunião entre os representantes do esporte e a Secretaria de Administração. "Ficou acordada a criação de uma comissão com cinco integrantes dos profissionais de esporte, a fim de montar um projeto de aulas remotas. Após a conclusão do trabalho, a comissão irá apresentar a proposta à prefeitura", diz o texto.

Os atletas são pagos para representar Rio Preto em competições oficiais federadas e da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. A realização dos Jogos Regionais e dos Jogos Abertos do Interior permanecem indefinidas pela pandemia, uma vez que o calendário oficial de competições do Estado está suspenso. Segundo a Secretaria, uma nova data só será estabelecida após permissão do Centro de Contingência ao coronavírus em São Paulo. As edições de 2020 dos Jogos da Melhor Idade e dos Jogos Abertos da Juventude foram canceladas.

O pagamento do auxílio-atleta se tornou um problema para a Prefeitura, que o suspendeu em abril, gerando protestos dos beneficiados.

Na Câmara, o vereador José Lagoeiro, o Zé da Academia (Patriota), conseguiu a aprovação de um projeto de lei que obrigava a Prefeitura a fazer o pagamento do auxílio neste período. No entanto, o Tribunal de Justiça suspendeu o pagamento após o Executivo ingressar com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin). Segundo a ação, a prefeitura conta com um déficit de arrecadação na casa dos R$ 38,5 milhões e todos os recursos públicos são concentrados para o combate à Covid-19.