FIM DE SEMANA

Previsão da meteorologia é de fim de semana gelado

Frente fria vai derrubar as temperaturas em Rio Preto e região a partir deste sábado, 23. Sensação térmica pode ficar entre zero e sete graus, segundo a Defesa Civil. Campanha do Agasalho tem início


Ana Maria Braz Aravechia, do Fundo Social, mostra algumas das doações já recebidas: interessados podem levar roupas na rua Pedro Amaral, 3.578, Vila Ercília
Ana Maria Braz Aravechia, do Fundo Social, mostra algumas das doações já recebidas: interessados podem levar roupas na rua Pedro Amaral, 3.578, Vila Ercília - Johnny Torres 22/5/2020

O fim de semana prolongado em Rio Preto vai ser marcado por uma brusca queda de temperatura. Nas próximas madrugadas, a partir deste sábado até terça-feira, os termômetros vão marcar mínima de até oito graus Celsius. Para ninguém morrer de frio, o Fundo Social da Solidariedade começou a Campanha de Agasalho e vai distribuir cobertores para moradores de rua.

A meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo, afirma que esta é a segunda frente fria de maio com potencial para provocar chuva em ampla áreas e acentuada queda da temperatura na região de Rio Preto.

"A massa de ar frio de origem polar que vem com esta frente fria tem forte intensidade e vai provocar queda da temperatura acentuada em todos os Estados da região Sudeste no decorrer deste fim de semana. As madrugadas da próxima semana serão frias. É possível que ocorram novos recordes de frio durante a passagem desta onda", diz a meteorologista.

De acordo com o Climatempo, sábado, domingo, segunda e terça-feira têm previsão de temperatura máxima de 20 graus em média. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) aponta máxima de 27 graus no sábado, de 21 no domingo e 23 na segunda. As mínimas ficam em 15, 11 e nove graus, respectivamente. Comunicado da Defesa Civil do Estado aponta que a sensação térmica pode ficar entre zero e sete graus.

Coordenador da Defesa Civil de Rio Preto, o coronel Carlos Lamin alerta para que as pessoas tomem muito cuidado durante a passagem desta frente fria. "É importante atenção maior com as pessoas com histórico de doenças respiratórias e crianças recém-nascidas, que estão com sistema imunológico frágil", alerta.

Professora da Faceres e virologista, Carolina Pacca Mazaro destaca que é importante não aumentar a propagação do coronavírus, porque durante o frio há tendência de crescimento da quantidade de pessoas com gripes e resfriados. "O problema da frente fria é que a gente tende a ficar mais próximo, mais aglomerado e manter os lugares mais fechados, e isso facilita a dispersão do vírus," diz a virologista.

Carolina cita como exemplo as gotículas que surgem após espirros: elas se dispersariam com as correntes de ar, mas não vão embora dos ambientes fechados, e permanecem nas superfícies dos móveis e objetos da casa. "Também chamo atenção para as pessoas não aproveitarem este feriado prolongado para fazerem churrasco e festas, o que inevitavelmente resulta em aglomeração de gente. Fiquem em casa e se protejam do frio", diz a virologista.

Solidariedade

O Fundo Social de Solidariedade iniciou nesta sexta-feira, 22, a Campanha do Agasalho "Mais Coração, Menos Frio". Diferentemente de todos os outros anos, em 2020 não vai ocorrer coleta de roupas usadas nos bairros, para evitar o risco de contaminação com o novo coronavírus.

Segundo a diretora do Fundo Social, Luciana Berton, dessa vez os doadores terão de entregar as roupas, já lavadas, separadas em sacos plásticos, diretamente na sede da órgão municipal, na rua Pedro Amaral, 3.578, na Vila Ercilia. O atendimento será de segunda a sexta, em horário comercial. "Esperamos mesmo assim que as pessoas mantenham a solidariedade de doar as roupas em bom estado, para aquecer moradores que não têm condições de aquisição", conclui a diretora.

 

Previsão do tempo para Rio Preto

Sábado, 22

  • Mínima: 15 graus
  • Máxima: 27 graus

Probabilidade de chuva: 90%

  • Domingo, 23
  • Mínima: 11 graus
  • Máxima: 21 graus

Probabilidade de chuva: 5%

Segunda-feira, 24

  • Mínima: 9 graus
  • Máxima: 23 graus

Probabilidade de chuva: 5%

Sensação térmica

  • Pode ficar entre 0 e 7 graus, entre sábado e segunda

Fontes: Defesa Civil e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec)