ENFRENTAR

Sebrae oferece programa para apoiar empresários

Inscrições estão abertas e são gratuitas, mas vagas são limitadas


-

O Sebrae criou mais um programa para tentar ajudar os empresários que estão enfrentando os muitos reflexos da crise provocada pelo coronavírus. Trata-se do programa Enfrentar, que está com inscrições abertas para empreendedores da região de Rio Preto.

O programa vai funcionar como capacitação online coletiva, com orientações de consultores especializados, que também vão propor atividades práticas aos participantes e ainda podem oferecer mentorias individualizadas focadas na empresa.

Podem participar até cem pessoas - capacidade para o encontro virtual - e as inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/EnfrenteRP até que as vagas se encerrem.

O treinamento gratuito será promovido em sete encontros, entre os dias 1º e 23 de junho. A capacitação tem duas horas de duração, das 19h às 21 horas.

Entre os temas que serão abordados estão a proteção do caixa da empresa, renegociação com fornecedores, crédito certo, direitos e inovação. "Todo o conteúdo criado está alinhado ao que estamos vivendo e visando a preparação para o futuro", afirmou Luciano Impastaro, gestor de negócios do Sebrae em Rio Preto.

O especialista ressalta que além das orientações, o encontro abre uma série de oportunidades. Uma delas é receber algum tipo de dica direcionada e mesmo poder trocar ideias e informações com outros empresários. "Nessas horas pode surgir uma parceria. Pode aparecer a solução que faltava para o empresário ou ele ser a ajuda que alguém precisa".

Em relação às atividades práticas, ele cita a renegociação com fornecedores, por exemplo. "Talvez o empresário tentará fazer uma renegociação e precise de mais informações ou orientações. A mentoria dos consultores poderá ser de grande ajuda."

Crédito

A ampliação dos impactos econômicos da crise tem levado um número maior de donos de pequenas empresas a buscar empréstimo para manter o negócio. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, com parceria da Fundação Getúlio Vargas, cresceu em 8 pontos percentuais a proporção de empresários que buscou crédito entre 7 de abril e 5 de maio. Entretanto, o mesmo estudo mostra que 86% dos empreendedores que buscaram tiveram o empréstimo negado ou ainda têm seus pedidos em análise. Desde o início das medidas de isolamento no Brasil, apenas 14% daqueles que solicitaram crédito tiveram sucesso.

A pesquisa, realizada entre 30 de abril e 5 de maio, ouviu 10.384 entrevistados no País.

 

  • Evento - de 1º a 23 de junho
  • Horário - das 19h às 22h

Conteúdo

  • Enfrente a Crise Inovando nas Vendas: Conheça as estratégias que sua empresa pode adotar para continuar vendendo e se relacionando com o cliente
  • Enfrente a Crise Protegendo o Caixa da Sua Empresa: Aprenda como analisar a situação financeira da sua empresa, conheça alternativas para reduzir os custos e avalie seu nível de endividamento.
  • Enfrente a Crise Conhecendo o Crédito Certo para sua Empresa: Calcule sua necessidade real de capital e conheça as principais linhas de crédito para seu negócio.
  • Enfrente a Crise (re)Negociando com Fornecedores e Clientes: Saiba como utilizar técnicas de negociação e o processo para renegociar com bancos, fornecedores e seus clientes.
  • Enfrente a Crise Entendendo os Seus Direitos: Entenda os benefícios, aspectos trabalhistas e decisões dos governos estadual e federal que podem beneficiar seu negócio.