INTERCESSÃO PELO FIM DA PANDEMIA

Imagem de São José 'desfila' hoje no Centro


O pároco da Catedral de São José, padre Deusdet Aparecido Zanfolim, vai fazer na manhã deste domingo, 17, desfile da imagem de São José de Botas pelas principais ruas do centro de Rio Preto para pedir a intercessão do padroeiro da cidade pelo fim da pandemia do coronavírus.

Desde o início da quarentena estadual, no final de março, a catedral está fechada para missas. As celebrações tem sido transmitidas pela internet ou por meio de rádio, apenas com a participação dos sacerdotes e da equipe de liturgia.

A imagem do santo será afixada em um andor, que será transportado pelas ruas, em cima de um caminhão de som que será utilizado pelo padre para rezar orações durante o trajeto.

"Nas suas maiores aflições e tribulações, São José, homem justo e prudente, confiou e esperou em Deus, a quem servia com amor, e obedeceu à voz do Senhor. Nestes dias difíceis que estamos passando, ele nos ensina que devemos também confiar em Deus, nele esperar, alimentar a nossa fé e fazer a nossa parte para vencermos essa pandemia.", disse o padre.

Deusdet também diz que a intenção é pedir a proteção de Deus para os comerciantes e trabalhadores do comércio, pelos profissionais da indústria, pelos profissionais da saúde, que estão na linha de frente na luta contra a pandemia.

Também durante este desfile da imagem de São José o padre vai jogar água benta por todas as ruas em que o veículo passar.

"Quero ressaltar que não vai ser uma procissão ou carreata. Não queremos promover aglomeração de fiéis e assim colocá-las em risco de pegar o coronavírus", diz o padre.

Segundo o seminarista Paulo Henrique de Castro, um dos organizadores do desfile, é importante que os fiéis abram as janelas de casa para recepcionar a imagem e as orações.

"Como não estão sendo realizadas missas, para cumprir a recomendação do bispo diocesano Dom Tomé Ferreira da Silva, o desfile da imagem será a chance dos frequentadores da Catedral de São José manifestarem sua fé.