Imunização

Vacinação contra gripe atinge 76,7%


A cobertura vacinal contra a gripe em Rio Preto está em 76,73%, com 99.177 pessoas que fazem parte dos grupos com meta de 90% vacinação imunizadas. A cobertura de crianças, gestantes e puérperas, que foram incluídas na terceira etapa da campanha, está baixa. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Rio Preto na quinta-feira, 14.

"O movimento ficou abaixo do esperado. Nossa intenção era vacinar o maior número possível de crianças e gestantes nesta semana, já que, por conta do escalonamento, elas acabaram ficando para o fim da campanha. No entanto, tanto crianças quanto gestantes possuem riscos maiores de desenvolver complicações em decorrência da gripe. Por isso, é muito importante que procurem uma escola para se vacinarem", explica a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

A cobertura vacinal entre as crianças está em 22,79%, com 6.004 doses administradas. Entre as gestantes, 836 receberam a vacina, garantindo cobertura vacinal de 20,67%. Já entre as puérperas, 74 foram vacinadas, com cobertura vacinal de 11,13%.

Por outro lado, entre idosos e profissionais de saúde, as coberturas ultrapassaram 100%: entre os idosos, 65.183 foram vacinados e entre profissionais de saúde, 20.082.