Pandemia

Catanduva tem mais duas mortes por Covid


Covid-19
Covid-19 - Divulgação

A Secretaria de Saúde de Catanduva confirmou na tarde desta terça-feira, 12, mais duas mortes por coronavírus, totalizando seis na cidade. As vítimas são dois homens, com comorbidades: um de 56 anos, que morava no Jardim Irradiação e faleceu nesta segunda-feira, 11, e outro de 67 anos, que vivia no Sebastião Moraes e morreu nesta terça-feira, 12. Ambos estavam internados no Hospital Emílio Carlos.

Os outros óbitos registrados em Catanduva são de duas mulheres de 82 e 87 anos e de dois homens de 80 e 85 anos. A morte de um homem de 83 anos, morador do Parque Glória 3 e que estava internado no Hospital Emílio Carlos, está em investigação.

Catanduva contabiliza 56 casos de coronavírus, com 367 ainda em investigação. Há 18 pessoas internadas, entre confirmados e suspeitos. Assim como Rio Preto, Catanduva também ampliou a testagem de pacientes, fazendo exames além dos preconizados pelo Ministério da Saúde, que determina que pacientes graves e internados e profissionais de saúde devem ser testados. De acordo com a Secretaria de Saúde, serão submetidas aos testes pessoas que apresentem sintomas e atendam a critérios considerados de risco como: idosos, pessoas com doenças crônicas, gestantes de alto risco, profissionais de saúde e de segurança pública além de sintomáticos que residem no mesmo local que profissionais de saúde e de segurança pública.

Rio Preto

A Secretaria de Saúde de Rio Preto informou na noite desta terça-feira 12, que há 21 casos confirmados de Covid-19 entre alunos da Escola de Formação de policiais militares. A princípio, todos os pacientes estariam com sintomas leves. A pasta não informou se esses casos já foram contabilizados no total de ocorrências.

Na manhã de terça-feira, 12, nove casos positivos de Covid-19 foram divulgados, totalizando 317 na cidade. Desde o início da pandemia, em março, a Secretaria de Saúde notificou 4.589 pessoas com algum tipo de síndrome gripal. Desse total, 2.464 foram testados e o restante foi colocado em isolamento. Rio Preto registra dez mortes por coronavírus e 74 pacientes estão curados. Os outros 233 ainda estão em isolamento social e estão sendo monitorados.

Foram 437 notificações de síndrome respiratória aguda grave - pacientes que apresentaram sintomas gripais e desconforto respiratório, com falta de ar e/ou saturação baixa. Desse total, 71 estão internados, sendo 49 em enfermaria e 22 em UTI.

Guilherme Baffi 18/4/2020

Começa a ser realizada nesta quarta-feira, 13, a limpeza da Casa do Cirineu, em Rio Preto, que acolhe moradores de rua. Dentre os que são atendidos pela instituição, 31 testaram positivo para coronavírus desde a semana passada e foram encaminhados para Jaci, para a fazenda São Benedito, da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, onde estão em isolamento e com suporte médico e de enfermagem. Eles tiveram sintomas leves ou foram assintomáticos.

No total, foram realizados 90 testes. O restante das pessoas, cujos testes foram negativos para Covid-19, também foi encaminhado para Jaci, em uma ala separada.

De acordo com a assessoria de imprensa da Associação, a expectativa era que a limpeza começasse nesta terça-feira, 12, porém os produtos necessários não haviam chegado. A entidade está sem moradores no momento, aguardando a desinfecção. Depois do procedimento, as pessoas que testaram negativo voltarão para o local; os que foram contaminados só vão retornar depois do fim do período de isolamento, quando não puderem mais transmitir a doença. Alguns chegaram a ficar internados na Santa Casa de Rio Preto, mesmo sem gravidade, até que a Saúde e a Assistência Social decidissem para onde seriam encaminhados para fazer o isolamento adequado.

Jaci contabiliza 75 casos. O surto se concentrou entre pacientes, profissionais de saúde e religiosos da Associação. Nesta terça-feira, 12, houve alta para 35 deles, pacientes que estão em tratamento contra o vício em álcool e drogas. Um frei de 36 anos faleceu no fim de semana. (MG)