SEM MÁSCARA NO PESCOÇO

Usar a máscara de proteção do jeito errado prejudica a prevenção

Não é difícil flagrar nas ruas pessoas usando máscaras de maneira incorreta, o que prejudica a prevenção contra o coronavírus; veja como usar o equipamento de proteção de maneira correta


Acima, morador caminha com a máscara na mão; abaixo, mulher mantém o equipamento no queixo, cobrindo apenas parte da boca
Acima, morador caminha com a máscara na mão; abaixo, mulher mantém o equipamento no queixo, cobrindo apenas parte da boca - Fotos: Johnny Torres 11/5/2020

Máscara na mão, no pescoço, não cobrindo o nariz ou larga, com vãos nas laterais. Atitudes incorretas e que podem, ao invés de ajudar no combate a disseminação do coronavírus, proliferar ainda mais a doença.

Nas ruas, não é difícil flagrar pessoas usando máscara de maneira incorreta. A reportagem do Diário flagrou inúmeros casos de uso incorreto do equipamento nesta segunda-feira, 11. Mas você sabe como utilizar a máscara de maneira correta? A primeira dica é colocá-la de modo a cobrir nariz, boca e queixo. Além disso, ao colocar e retirar, é importante sempre fazer a higienização das mãos - e sempre pegar pelo elástico. Isso, de acordo com os especialistas, evita a contaminação da máscara.

Segundo o médico infectologista do Hospital de Base de Rio Preto Irineu Luiz Maia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a máscara é só um dos mecanismos no combate. "Tem muita gente que acha que, porque está de máscara, não precisa fazer mais nada. Mas a máscara é um coadjuvante para prevenir o seu contato com o vírus, junto com o isolamento social e a higienização das mãos. Isso dá um nível de proteção excepcional, mas sempre a máscara tem que cobrir o nariz e a boca".

Em São Paulo, desde a última quinta-feira, 7, o uso da máscara nas ruas se tornou obrigatório em todo o Estado. "Nós sabemos que a grande porta de entrada do vírus são as vias respiratórias, então a máscara é para cobrir o nariz e a boca, e proteger", explicou o infectologista sobre a importância do uso da máscara.

Foram estudos liderados por chineses que mostraram que a maioria das infecções pelo vírus partiu de pessoas assintomáticas, que não utilizavam máscaras, e que ao falar expeliam gotículas contaminadas pelo ar. A partir daí a máscara passou a ser atributo essencial no combate.

O infectologista Irineu Maia também alerta sobre o descarte correto da máscara e sobre a troca. "A cada duas horas, eu sou obrigado a trocar a máscara, então ela precisa ser higienizada. Lembrando que a mucosa das mãos pode transmitir também o coronavírus, então se você tiver com a sua mão contaminada e colocar no rosto, você pode se contaminar", alertou.

Maneiras erradas de usar a máscara:

  • Ao colocar a máscara, não deixe o nariz descoberto;
  • Ao colocar a máscara, não deixe o queixo exposto;
  • Não use máscara larga com vãos nas laterais;
  • Não cubra apenas as narinas
  • Não puxe a máscara para o queixo e pescoço
  • Não encoste na superfície da máscara ao colocá-la ou tirá-la
  • Não deixe a máscara em cima da mesa;

Maneiras corretas de usar a máscara:

  • Tire a máscara de trás para frente, segurando pelos elásticos;
  • Ao descartar, coloque a máscara em um saquinho, antes de jogá-la na lixeira;
  • Cubra o nariz inteiro e o queixo;
  • Ajuste-a para não que não haja vãos nas laterais;
  • Encoste apenas nos elásticos;

TIRE SUAS DÚVIDAS

Como a máscara caseira deve ser feita?

  • O material usado deve ser o tricoline, que é um tipo de tecido de algodão cuja malha é mais fechada. Outro ponto fundamental é que deve ter duas camadas do tecido para impedir que o vírus vença essa barreira.

Quando se deve trocar a máscara?

  • Quando ela estiver suja ou úmida, ela deve ser trocada. Por exemplo, quando a pessoa usar a máscara continuamente o dia inteiro, o ideal é que ela tenha outra para trocar.

Até quando eu posso utilizar a máscara?

  • A máscara pode ser usada até ficar úmida. O ideal, segundo as autoridades de saúde, é trocar a máscara de duas em duas horas. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos três máscaras de pano.

Posso dividir minha máscara mesmo depois de lavada?

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras.

Como fazer a higienização da máscara?

  • Remova a máscara pelo laço ou nó da parte de trás e evite tocar na parte da frente. Deixe a máscara de molho por 30 minutos e a lave com água e sabão. A máscara precisa estar seca para ser utilizada novamente.

Fonte: Ministério da Saúde