X
X

Diário da Região

02/03/2017 - 09h15min

Mercado

Número de microcervejarias brasileiras cresce em 2016

Mercado

Acervo pessoal Em 2016, o número de cervejarias brasileiras chegou a 432. A previsão para 2017 é de que o crescimento continue, alcançando a marca de 500 estabelecimentos.
Em 2016, o número de cervejarias brasileiras chegou a 432. A previsão para 2017 é de que o crescimento continue, alcançando a marca de 500 estabelecimentos.

Uma boa notícia para nós. Mesmo com crises política e econômica, o número de microcervejarias no país cresceu cerca de 17% em 2016. Segundo dados levantados pelo mestre cervejeiro Alfredo Ferreira, do Instituto da Cerveja Brasil (ICB), 60 cervejarias foram inauguradas ano passado, totalizando 432 estabelecimentos. Já a produção das grandes cervejarias comerciais, de acordo com o mesmo estudo, caiu 1,8% de janeiro a outubro de 2016 em relação a 2015. No ano passado, inclusive, a queda no setor das cervejas mainstream foi de 2%, enquanto o número de cervejarias artesanais cresceu 17%. 

É certo que a participação no mercado das microcervejarias brasileiras ainda é muito pequena, cerca de 0,7% do volume segundo os dados do ICB, mas, aparentemente, ainda há muito espaço para crescer. Para se ter uma ideia, dados da Brewers Association, a associação das microcervejarias dos EUA, apontam para a existência de 5 mil cervejarias naquele país, com as artesanais produzindo pouco mais de 12% do volume total. Não à toa, as líderes do mercado vêm, cada vez mais, investindo dinheiro na compra de microcervejarias famosas e lançando suas próprias “artesanais” (se é que é possível utilizar essa denominação para tratar produtos de conglomerados que produzem milhões e milhões de hectolitros anualmente). 

Para 2017, a previsão do Instituto da Cerveja é que o número de microcervejarias no Brasil chegue a 500. Além do interesse crescente do consumidor, outro fator que pode ajudar o aumento do número de cervejarias a médio e longo prazo é a inclusão das artesanais no Simples, aprovada em 2016 e que entra em vigor em 2018. 

 

Clique aqui para ter acesso ao estudo completo.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso