X

Diário da Região

28/05/2015 - 00h38min

Harmonize

Vinhos e queijos são companhia ideais para reuniões gastronômicas

Harmonize

Sergio Isso Apreciado por confrarias de Rio Preto, o vinho Carta Vieja, indicado pela Facility, é ideal para harmonizar com os queijos do reino, emmental e prato
Apreciado por confrarias de Rio Preto, o vinho Carta Vieja, indicado pela Facility, é ideal para harmonizar com os queijos do reino, emmental e prato

Para harmonizar vinho e queijo, o sabor da bebida não pode se sobrepor ao do aperitivo. A combinação dos dois deve provocar sensações prazerosas ao paladar. Gerente de cozinha do Mousse Cake, Guilherme Vieira Rodrigues aponta o vinho ideal para cada tipo de queijo e comenta: "vinhos e queijos são sinônimos de companhia ideal para as baixas temperaturas do outono e inverno".

Os queijos frescal, ricota e requeijão combinam com vinho branco. Então, Paulo Cursino, da Enoteca Cursino, aponta que Les Hauts de Janel Chardonnay, da França, é o indicado para esses queijos. "É um vinho delicioso feito com as uvas Chardonnay com Gros Manseng, do sudoeste francês, contribui com uma leve untuosidade e perfumes de especiarias e damascos delicadamente harmonizando com o queijo frescal, contribuindo com uma junção de sabores no paladar", comenta o especialista.

 

Vinho Château L’Ermitage Sauternes Indicado pela Enoteca Decanter, o francês Château L’Ermitage Sauternes combina com os queijos roquefort, gorgonzola e parmesão

Um vinho tinto jovem é indicado para a harmonização com os queijos brie e camembert. Para essa combinação, Camilo Cunha Palma, da Enoteca Grand Cru, destaca o vinho Leyda Reserva Pinot Noir, do Chile. "O aroma desse vinho é bastante expressivo. Mirtilos e framboesas ganham um toque mineral, terroso e herbáceo. Bastante frutado em boca e com acidez acentuada. É um vinho fácil de beber e harmonizar", afirma o sommelier.

Os queijos roquefort, gorgonzola e parmesão pedem vinhos doces. Com isso, Sérgio Musolino, da Enoteca Decanter, aponta o Château L'Ermitage Sauternes, da França, como o vinho ideal para a harmonização. "A uva deste vinho tem acidez mais alta. O sabor é doce, mas não é cansativo. Queijos mais gordurosos exigem esse tipo de vinho, que harmoniza por contraste. Nesse caso, a bebida equilibra o gosto salgado do queijo", afirma Musolino.

 

Vinho Les Hauts De Janel Chardonnay e Leyda Reserva Pinot Noir Clique para ampliar

O gerente de cozinha do Mousse Cake indica vinho tinto maduro para harmonizar com os queijos emmental, reino e prato. Então, Paulo Sérgio Calado, da Facility, recomenda o Carta Vieja Carmenere, do Chile. "É um vinho com aroma de frutas silvestres escuras combinadas. Uma bebida muito apreciada em confrarias de Rio Preto", afirma.

Serviço

  • Enoteca Cursino: Rua Benjamim Constant, 3.546 (Imperial) (17) 3304-2488
  • Enoteca Decanter: Rua Raul Silva, 45 (Redentora) (17) 3234-3358 
  • Facility Frios e Laticínios: Rua Antonio de Godoy, 3.590 (Centro) - (17) 3222-4343 
  • Grand Cru: Av. José Munia, 7.158 (Vivendas) (17) 3301-0420
  • Mousse Cake: Riopreto Shopping (17) 3216-1840

 

 

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso