X
X

Diário da Região

10/07/2016 - 00h00min

DELÍCIAS

Três receitas com moranga que vão te deixar com água na boca

DELÍCIAS

Mara Sousa Moranga Sertaneja, do Tio Jacó (Foto: Mara Sousa)
Moranga Sertaneja, do Tio Jacó (Foto: Mara Sousa)

Servida de diversas maneiras pelo Brasil afora, a moranga, um tipo de abóbora, é uma ótima opção para o inverno. De camarão a carne seca, passando por peixe, frango, risotos e o que mais sua imaginação mandar, os alimentos servidos na moranga são uma excelente opção para os dias mais frios. 

Mas por que servir na moranga? Diz a crença popular que, como a moranga existia com grande fartura nas fazendas espalhadas pelo País na época da escravidão, e como os negros mantinham suas crenças nos orixás e parte do culto consistia em oferecer comida a eles, usava-se a abóbora como um recipiente. A partir daí, a ideia se espalhou e ganhou ingredientes requintados pelos quatro cantos.

Moranga sertaneja

Ingredientes
1 moranga de tamanho médio
1 quilo de carne seca cozida e desfiada (retirar a gordura da carne)
4 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho
1 cebola ralada
1 caixa de polpa de tomate
1 caixa de creme de leite
1 copo de requeijão cremoso
Cheiro verde, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo: Corte uma tampa pequena na moranga e retire as sementes com uma colher e lave. Coloque água para ferver em uma leiteira (ou panela de diâmetro menor que a moranga) e debruce a moranga na borda desta leiteira sem encostar na água para que ela amoleça no vapor. Faça o mesmo com a tampa da moranga. Reserve.

Recheio: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Coloque a polpa de tomate, a pimenta o sal e cheiro verde e a carne. Acrescente a caixa de creme de leite e meio copo de requeijão. Espalhe a outra metade do copo de requeijão dentro da moranga reservada. Despeje o recheio na moranga e salpique com cheiro verde. Sirva imediatamente. (Receita do Restaurante Tio Jacó)

Risoto na moranga

BE1011 Risoto na Moranga, do restaurante Salsa Cor. (Foto: Divulgação)

Ingredientes

1 moranga média 
2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Sal a gosto
1 litro de caldo de legumes 
200 gramas de parmesão ralado
1 colher de manteiga para finalizar

Modo de preparo: Asse a moranga por dez minutos no forno pré-aquecido. Tire a tampa e descarte as sementes. Use uma colher para retirar o recheio. Refogue o alho e a cebola na panela com azeite de oliva, acrescente o recheio e uma taça de vinho branco e deixe ferver. Coloque o arroz arbóreo e mexa até começar a secar a água. Coloque aos poucos o caldo de legumes até cozinhar no ponto o arroz. Finalize o risoto com manteiga. Forre a moranga com queijo parmesão ralado no fundo e acrescente o risoto na abóbora. Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos e sirva. (Receita do Restaurante Salsa e Cor)

Camarão na moranga

BE1011 Camarão na moranga, da Casa Berolli. (Foto: Mara Sousa)

Ingredientes
1 kg de camarão médio ou grande limpo
Suco de meio limão
3 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
Sal a gosto
3 colheres (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho picado
1 xícara (chá) de cebola picada
2 xícaras (chá) de mandioca cozida e espremida
2 xícaras (chá) de leite de coco
2 tomates sem pele e sem sementes picados
4 colheres (sopa) de salsa
1 moranga média (2,5 kg)
500 gramas de requeijão Catupiry

Modo de preparo: Em uma panela de pressão, cozinhe a mandioca. Amasse e reserve. Tempere o camarão com limão, alho e sal. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue o camarão bem rapidamente. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite. Acrescente o alho, a cebola e deixe refogar. Adicione a mandioca, o leite de coco e misture. Coloque o tomate e a salsa, misture bem. Acrescente o camarão misture e coloque aos poucos de acordo com a textura que deseja atingir. Moranga: Abra a moranga, formando uma tampa. Limpe, retirando as fibras e a semente. Tempere com sal, azeite, e pimenta do reino. Leve ao forno embrulhado no papel alumínio e asse até que fique macia. Para melhor resultado, coloque uma assadeira com água no fundo do forno para formar vapor e acelerar o cozimento. Após, finalizado o bobó, e cozida a moranga, passe catupiry por dentro da moranga, coloque o bobó, decore com camarões e sirva com arroz branco. (Receita do chef executivo João Paulo Silva, do restaurante Casa Berolli)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso