Diário da Região

20/05/2005 - 12h31min

Beira D'Água

Tabarana é peixe esportivo e dá saltos como o dourado

Beira D'Água

A tabarana é um peixe ameaçado de extinção e tem parentesco com o dourado. De menor tamanho, cor prata e extremidade da nadadeira avermelhada, exige água limpa e muito oxigenada. Hoje exemplares com mais de 1 quilo são difíceis de ser encontrados, raramente chegam à 2,5 quilos e 50 centímetros. Peixe muito esportivo e dá saltos como o dourado, exige técnica e habilidade para sua pescaria. Hoje sua presença se restringe a alguns cursos de água rápida onde caçam suas presas. Tem em sua alimentação, composta por insetos, crustáceos e principalmente lambaris e peixinhos. A tabarana pode ser encontrada na represa de Furnas e toda região de Minas. Sua pesca pode ser também com iscas artificiais, utilizando-se spinner e plugs pequenos de barbela. Outros locais que podem ser encontrados são as cachoeiras de Brotas ( SP, no rio Jacaré-Pepira) e também na nascente do Tietê.

Sobre iscas
A altura da isca na água depende da temperatura, fria, morna ou quente, onde a própria pressão atmosférica irá interferir ou mesmo os próprios atrativos da isca como cevas por ex: em determinadas espécies a ração faz com que o peixe suba. Dependendo da temperatura, vento e condições da água a situaçãopode mudar de um dia para outro. Ao pescar, comece a experimentar diversas alturas da isca em relação ao fundo. Desça a linha até o fundo e vá subindo aos poucos, tomando por base as voltas na carretilha ou molinete. Ao sentir a primeira beliscada, você encontrou a altura certa de trabalho da isca.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso