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Diário da Região

03/08/2016 - 09h46min

Fitness

Sup, hot, acro, hatha, tantra... É tudo ioga

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Johnny Torres Diogo Monteiro Pereira e Jéssica Cavalheiro demonstram o acro ioga, na Fisio e Yoga, em Rio Preto (Foto: Johnny Torres)
Diogo Monteiro Pereira e Jéssica Cavalheiro demonstram o acro ioga, na Fisio e Yoga, em Rio Preto (Foto: Johnny Torres)

Os nomes podem até confundir no primeiro momento:  ashtanga vinyasa ioga, bhakti ioga, hatha ioga, iyengar ioga, jñana ioga, karma ioga, kriya ioga, raja ioga, raja vidya ioga, siddha ioga, tantra ioga, kundalini ioga, prakriti ioga. Além das práticas mais tradicionais, o ioga vem ganhando força nas academias com versões modernas como o sup ioga, hot ioga e acro ioga. 

Com tantas opções você não deve saber qual escolher, certo? Em primeiro lugar é preciso saber o que busca com a prática. Respirar melhor, ter mais força e flexibilidade, melhorar a postura? Ou ter mais energia, mais vitalidade, acalmar-se, diminuir a ansiedade? Quer emagrecer, melhorar sua consciência corporal, aliviar o estresse? Qualquer que seja sua razão o ioga pode ajudar, mas seu objetivo maior é trazer algo que todos nós estamos em busca: a felicidade. “O que o ioga se propõe é nos conduzir ao mais profundo de nós mesmos, a um estado superior de consciência que não está nas coisas externas, mas que já habita dentro de cada um de nós e fazer com que seu corpo não seja um obstáculo para isso”, explica o iogaterapeuta Salvador Hernandes, do Espaço Om Shanti. 

Salvador Hernandes O iogaterapeuta Salvador Hernandes com alunos, no Espaço Om Shanti, em Rio Preto (Foto: Guilherme Baffi)

Uma das seis escolas filosóficas da Índia

“Ioga é uma das seis escolas filosóficas da Índia. Todas as escolas partem de três perguntas: quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? As escolas que seguem o ioga tradicional variam apenas na ênfase da escolha de um dos elementos que compõem seu corpo de trabalho como, por exemplo: o hatha ioga usando todos os elementos privilegia o domínio do corpo; o jnana ioga, a mente; o karma ioga, a ação; o bhakti ioga, a devoção”, explica a advogada e engenheira, Valéria Barcellos, Presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Yoga (ABPY).
As chamadas iogas modernas surgiram não da tradição milenar, mas por seus autores buscarem atender uma ânsia de homens e mulheres que, em uma sociedade frenética e estressada, não querem mudar esse ritmo para uma busca interior realizando uma transformação do corpo e da mente. “A recomendação para o iniciante na prática do ioga é buscar informações com as associações renomadas no Brasil, a formação e postura do instrutor de ioga, e sempre, seguir a máxima que se deve trabalhar para transformação de si mesmo, pois mudando a si próprio, passamos a ser exemplo”, sugere. 

Alguns tipos de Ioga

Sup ioga A professora de SUP ioga Carolina Carvalho (byNina), já era praticante de ioga e começou com stand up paddle em 2011 (Foto: Carolina Carvalho/Divulgação)

SUP Ioga
O stand up paddle ioga (SUP ioga) é uma modalidade em que os movimentos da ioga são adaptados e executados em cima da prancha. O esporte, famoso no Caribe, já ganhou adeptos em águas brasileiras e é praticado em diferentes regiões. A professora de SUP ioga Carolina Carvalho (byNina), já era praticante de ioga e começou com stand up paddle em 2011. No verão de 2012 e 2013 começou a praticar meditação e asanas em cima da prancha. “A vantagem é que tanto a consciência corporal quanto o equilíbrio, por serem mais exigidos, acabam trazendo resultados mais rápidos do que com o praticante de ioga”, diz Carolina, que dá aulas em grupos no Sul e workshops em todo Brasil

Hot ioga
A novidade que tem crescido pelas academias do País, o “hot ioga”, do inglês ioga quente, também conhecido como “Bikram ioga”, depois de virar febre nos Estados Unidos, já conquistou adeptos famosos como Bárbara Paz, Daniele Suzuki e Fernanda Vasconcellos.  A princípio, o hot ioga pode parecer estranho para alguns num País de altas temperaturas, já que é praticada numa sala aquecida a 40 graus, em média, e também úmida, com 40% de umidade. O método simples, puramente físico de ioga, disciplina o corpo por meio da força física e mental, onde flexibilidade, equilíbrio e concentração mental florescem cada vez mais na prática do ioga. E a modalidade promete também realinhar a postura e eliminar até 1,2 mil calorias em uma aula de 90 minutos . “É um exercício físico com a vantagem que não exige que o iniciante tenha preparo físico”, diz Julien Brierre do estúdio Hot Yoga São Paulo

Acro ioga
Essa versão mistura ioga e acrobacia, e massagem tailandesa, a thai massagem. Embora o nome remeta aos voos que são realizados durante a prática, não é preciso ter conhecimento nem de ioga, nem acrobacia para praticar. “Basta ter disposição”, diz o professor de ioga e acro ioga da Fisio e Yoga, Diogo Monteiro Pereira, de Rio Preto. “Hoje as pessoas buscam atividades dinâmicas e com contato com outras pessoas e os voos exigem essa proximidade, exatamento o conceito do ioga de integração”, explica Diogo. A ideia é poder praticar a modalidade em qualquer lugar 

Ashtanga ioga
É a aula mais intensa, ideal para quem gosta de desafios. “O ashtanga ioga combina com pessoas que precisam fazer exercícios físicos para relaxar. É uma aula vigorosa, com a sequência de posturas interligadas”, explica a iogaterapeuta Lilian Cruz, do Espaço Yoga Corpo Consciência 

Lilian Cruz Lilian Cruz pratica a vinyasa ioga, no Yoga Corpo Consciência, em Rio Preto (Foto: Johnny Torres)

Vinyasa ioga
É inspirado no ashtanga, mas não segue uma sequência fixa de posturas. “É uma aula dinâmica, com música e sequências de posturas variadas. Muito popular nos Estados Unidos, costuma agradar a alunos intermediários”, recomenda Lilian Cruz. As posturas são realizadas passo a passo

Hatha ioga 
É considerado o ioga clássico. “As posturas são mais básicas e em menor número. Existem mais pausas e momentos de relaxamento ao longo da aula. O hatha ioga é indicado para iniciantes e pessoas mais tranquilas”, explica o iogaterapeuta 
Salvador Hernandes. “É bastante recomendada para iniciantes porque as posturas são confortáveis e respeitam o limite do corpo”, diz Camila Muller, terapeuta ayurveda e iogaterapeuta do Espaço Namastê Ayurveda e Yoga

Kriya ioga
É uma avançada técnica raja ioga de pranayama (controle da energia vital) que reforça e revitaliza as correntes sutis de energia vital (prana) na espinha dorsal e no cérebro. “O kriya ioga é destinado a todos, mas só pode ser aprendido por meio de uma iniciação que é a transmissão por um professor iogue qualificado”, explica o instrutor de ioga Thiago De Pizzol

Tantra ioga 
Tantra significa “aquilo que liberta da escuridão”. Suas práticas espirituais, tendo a meditação como ponto básico, constituem no esforço para remover o véu do egocentrismo e da estreiteza mental, que inibe e impede a expressão do potencial ilimitado da mente humana. “O objetivo final do tantra é a união com a consciência infinita, um estado além do ego limitador e sua realidade compartimentada”, explica o instrutor de ioga Daniel Galviolli


Serviço
Associação Brasileira dos Profissionais de Yoga, no Rio de Janeiro, (21) 2234-4285
Carolina Carvalho, professora de SUP ioga, de Curitiba (PR), www.facebook.com/carolinacarvalhonina e (41) 8885-1278
Daniel Galviolli, personal iogaterapeuta, em Rio Preto, (17) 99701-1260 
Fisio e Ioga, em Rio Preto, (17) 3022-0412
Espaço Namastê Ayurveda e Yoga,  em Rio Preto, (17) 99612-6529 
Espaço Om Shanti, em Rio Preto, em Rio Preto,  (17) 3223-3757
Hot Yoga São Paulo, em São Paulo, www.hotyogasaopaulo.com
Thiago De Pizzol, instrutor de ioga, em Rio Preto, (17) 98129-4756
Yoga Corpo Consciência, em Rio Preto, (17) 3216-1039 

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