X
X

Diário da Região

05/12/2015 - 00h45min

Idade certa

Sexo: especialistas tiram dúvidas de idosos, adultos e adolescentes

Idade certa

Segundo a hebiatra Maria Cecília N. Batistela, a idade certa de iniciar a atividade sexual é a principal dúvida, pelos menos entre as meninas de 12 a 18 anos, quando o assunto é sexo. A especialista na saúde do adolescente atribui esse questionamento ao desejo sexual comum nessa idade, associado ao estímulo sociocultural – devido a facilidade em acessar informações – e até à repressão familiar e religiosa. 


Desempenho e satisfação

Na fase adulta as dúvidas sobre sexualidade variam com base na faixa etária, segundo a psicoterapeuta e especialista em sexualidade Monica Soares. Dos 18 aos 30 anos, os chamados adultos jovens se preocupam com o desempenho sexual e avaliação do parceiro, além das dúvidas de ficar solteiro ou manter um relacionamento estável. Já dos 30 aos 45 anos, começam a ter dúvidas sobre qualidade sexual. Os adultos dessa faixa etária se preocupam em como o casal pode ter prazer, como manter a relação interessante e se estão preparados para serem pais. 

Falta de motivação

De acordo com a geriatra Liha Bogaz, as dúvidas mais frequentes entre os idosos são falta de motivação/ desejo (diminuição da libido) e problemas de desempenho. Tanto os homens quanto as mulheres lidam com esses problemas. As mulheres também se preocupam com as alterações genitais que também atrapalham a vida sexual da idosa. A especialista explica que, além do fator idade, algumas doenças crônicas interferem bastante no aspecto da vida sexual do idoso. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso