X
X

Diário da Região

20/03/2015 - 15h38min

Saúde

Sinais de câncer que são ignorados

Saúde

Stock Images/Divulgação Sintomas considerados triviais não são tratados com seriedade
Sintomas considerados triviais não são tratados com seriedade


Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances de o tratamento dar certo. É comum não darmos importância para sintomas que aparentam ser corriqueiros. Não damos atenção ao pedido de socorro do nosso próprio corpo.
Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois de esse tumor ter sido tratado.
A sintomatologia do câncer é muito variada. Síndromes diversas como febre de origem desconhecida, anorexia, emagrecimento, dores, infecções e alterações psicológicas são repercussões orgânicas que podem compor o quadro clínico da doença.   Segundo o oncologista da Oncomed, Amândio Soares, na dúvida, é sempre melhor procurar um médico. “Muitos desses sintomas não são causados pelo câncer - mas se forem, o rápido diagnóstico aumenta as chances do paciente no tratamento da doença. Qualquer que seja o caso, é imprescindível que o diagnóstico e o tratamento ocorram prontamente”, explica.
É importante lembrar que mesmo pacientes que não têm cura podem viver por muitos anos com boa qualidade de vida, com a doença controlada e tratada, por causa do avanço da medicina, como qualquer doença crônica. Porém todo o avanço da medicina de nada serve se nós não fizermos a nossa parte. A prevenção é um cuidado fundamental para mantermos nossa saúde em dia e combater fortemente doenças no início de sua aparição. Devemos nos observar todos os dias, reações diferentes podem ser o indicativo de que algo não vai muito bem e existe necessidade de ajuda médica. O câncer pode atacar várias partes do corpo então é fundamental ficar atento a tudo.


Novos casos
Só no ano passado,  pelo menos 576 mil novos casos de câncer diagnosticados no Brasil. A estimativa é do Inca (Instituto Nacional do Câncer) e do Ministério da Saúde.  De acordo com o Ministério da Saúde, os tipos de câncer que mais atingiram os brasileiros são os de pele (182 mil casos), de próstata (68,8 mil), de mama (57,1 mil), de intestino (33 mil) e de pulmão (27 mil).


Conheça os sintomas e a que tipo de câncer eles podem estar relacionados
 
  Tosse e rouquidão - câncer de pulmão

  Aparição de caroços pelo corpo  - linfomas e outros tipos de câncer

   Mudança na rotina intestinal - câncer no intestino

   Alteração no hábito de urinar - câncer na bexiga

   Perda de peso inexplicável - pode estar ligada a diversos tipos de doenças

   Dor inexplicável - pode indicar vários tipos de câncer

   Sangramento inexplicável - pode estar ligado à câncer no intestino, na medula, entre outros

   Ferida que não cicatriza - câncer de pele ou outros

   Dificuldade de engolir - câncer no esôfago

   Mudança na aparência de uma verruga - câncer de pele

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso