X
X

Diário da Região

26/03/2015 - 14h58min

Plástica

Cuidados ao escolher o cirurgião plástico

Plástica

Stock Images/Divulgação Não há nada de errado em tentar corrigir ou melhorar algum aspecto físico (Foto: Stock Images/Divulgação)
Não há nada de errado em tentar corrigir ou melhorar algum aspecto físico (Foto: Stock Images/Divulgação)


Não há nada de errado em tentar corrigir ou melhorar algum aspecto físico que esteja afetando sua saúde ou mesmo sua autoestima. No entanto, quem deseja se submeter a uma cirurgia plástica, seja ela reconstrutiva ou estética, precisa estar ciente de que nem sempre o resultado final é o desejado. Apesar de uma cirurgia plástica não ser algo corriqueiro, e sim que deve ser planejado com antecedência, milhares de pessoas que se submetem a ela estão correndo riscos, por não terem buscado muitas informações antes de realizarem o processo. 
A British Association of Plastic, Reconstructive and Aesthetic Surgery (BAPRAS),  concluiu através de um levantamento, que uma boa parcela dos pacientes não se informa da maneira adequada antes de realizar um procedimento estético. Após essa constatação, foi lançada uma campanha de conscientização para que o público entenda a importância de contar com um cirurgião plástico qualificado.

Brasil é o campeão de cirurgias plásticas

Pela primeira vez, o Brasil superou os Estados Unidos e se tornou líder mundial na realização de procedimentos cirúrgicos estéticos, de acordo com relatório divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps). Os dados, referentes a 2013, apontaram que o país foi responsável por 1,49 milhão de cirurgias no ano passado, 12,9% do total mundial, que foi de 11,5 milhões. Os  Estados Unidos, que vinham na liderança, realizaram 12,5%. México ficou em terceiro lugar, com 4,2% do total mundial, seguido de Alemanha, com 3%, e Colômbia, com 2,5% das cirurgias.

Pesquise bem

De acordo com o cirurgião plástico Alderson Luiz Pacheco,  é essencial que os pacientes realizem toda a pesquisa possível antes de realizar os procedimentos. "Quem deseja se submeter a uma cirurgia plástica não pode ser impulsivo, afinal, se trata de uma vida que é depositada nas mãos de um profissional", explica. Ele listou algumas dicas fundamentais para quem deseja fazer alguma cirurgia, que devem ser seguidas a ricas, para que não haja nenhum tipo de risco à saúde do paciente.

1-   Certifique-se que o local em que a cirurgia acontecerá é certificado. "É sempre importante garantir que o consultório e a sala de operações estejam dentro das normas", explica o cirurgião.

2-   É fundamental que, quem for se submeter a cirurgia, saiba de todos os riscos que está tomando. "Estar seguro de sua decisão é essencial, porém, saber de todos os possíveis riscos e complicações também é", diz Pacheco.

3-  Não se decida pelo primeiro médico que você conhecer. É recomendado que o paciente se consulte com, pelo menos, três médicos diferentes, para ouvir mais de uma opinião acerca de seu procedimento.

4-  Conheça o profissional escolhido por você. "Pergunte a ele sobre sua certificação, experiência, quantos pacientes já atendeu e qual sua especialidade. Responder essas perguntas e deixar o paciente seguro é dever do médico", explica Pacheco.

5-  Confira se o médico tem especialização em cirurgia plástica e está ligado à Sociedade  Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

6-   Peça indicações de amigos que já realizaram cirurgias plásticas, principalmente procedimentos semelhantes ao que você deseja fazer.

7-   Converse com seu médico sobre o pós-operatório. "Ao fazer uma escolha, deve-se levar em conta se o profissional escolhido terá disponibilidade para realizar consultas após a operação, e se ele poderá atender o paciente em alguma emergência", finaliza o cirurgião.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso