Diário da Região

02/11/2013 - 01h50min

Sem essa de coitadinho

Saiba como se libertar do papel de vítima

Sem essa de coitadinho

Stock Images/Divulgação Saiba como se libertar do papel de vítima e não transferir para os outros  responsabilidades que, na verdade, são suas
Saiba como se libertar do papel de vítima e não transferir para os outros responsabilidades que, na verdade, são suas

Certamente você conhece alguma pessoa que se coloca no papel de “a mais injustiçada do mundo”. Elas reclamam o tempo todo, enxergando-se como vítimas do universo. Aprender a se libertar do passado e despertar seu próprio poder interior para ser feliz, deixando o “vitimismo” de lado, é o tema de um workshop que será ministrado em Rio Preto no dia 9 deste mês, pelo coach Salvador Hernandes, especializado em medicina comportamental e instrutor de ioga e meditação.


Para essas "vítimas" das circunstâncias, as outras pessoas só têm defeitos, nenhum trabalho é bom, nenhuma amizade é verdadeira. E tem mais: elas reclamam que nada dá certo, que tudo é difícil, chato, estressante, e insistem em relatos contínuos de doenças, dores, sofrimento. Encontram o tempo todo motivos pra reclamar.


O pior é que essas pessoas têm tanta convicção das histórias que criam que passam a acreditar que realmente são coitadinhas e os outros, os algozes. E convencem os outros de que estão certas. No workshop, os participantes vão aprender a identificar o papel de vítima e os falsos ganhos secundários que essas pessoas podem desfrutar, como por exemplo serem merecedoras de compaixão e receberem a atenção dos outros.


“Toda vítima desempenha um papel, construído por um comportamento infantil”, explica Hernandes. Como as crianças, essas pessoas continuam querendo ser reconhecidas pelos outros, que alguém as venha salvar ou resolver as coisas para elas; que esse alguém as defenda, proteja e encontre todas as soluções. “E mais. O ser humano tem o hábito de arranjar facilmente culpados para tudo o que acontece, para não ter de assumir as próprias responsabilidades”, diz.


A pessoa no papel de vítima sempre se pergunta: será que as pessoas vão gostar de mim se eu ficar bem e deixar de ser o coitadinho? “Durante o treinamento, vamos refletir em como podemos estar bem, sem vitimismo, compartilhando a vida com as pessoas que queremos que estejam do nosso lado pelo que somos de verdade e não pelo papel de coitadinho que precisa sempre de ajuda e acaba desgastando os relacionamentos”, diz Hernandes. Os participantes também aprenderão que somos nós que atraímos tudo e todos em nossa vida. Somos os criadores das nossas experiências. Nossa vida é feita da escolhas e consequências. “Vamos aprender como reconhecer as escolhas doentias, baseadas em crenças limitantes, e a assumir a responsabilidade com escolhas mais acertadas, trazendo o comando da nossa própria vida para nossas mãos”, diz.


Serviço


Workshop “Vença o vitimismo”. Com Salvador Hernandes. Dia 9 de novembro, das 9 às 17h30, em Rio Preto. No Espaço Om Shanti. Inscrições: (17) 3223-3757 ou 99701-1202. Investimento: R$ 120. Vagas limitadas

   

Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso