X
X

Diário da Região

20/03/2016 - 00h00min

Turistas etílicos

Roteiros para apreciar e conhecer a história das cervejas artesanais

Turistas etílicos

Agência O Globo A Sa Bier fica localizada em meio à natureza da região
A Sa Bier fica localizada em meio à natureza da região

Os fãs de cervejas artesanais são consumidores que não podem reclamar da crise. Além do crescimento no número de rótulos e cervejarias - um avanço de 64% no país na última década, segundo o Sistema de Controle de Produção de Bebidas da Receita Federal (Sicobe) - as regiões produtoras têm oferecido aos turistas etílicos roteiros cada vez mais diversos para quem não quer apenas apreciar a cerveja, mas também se interessa por conhecer sua história, as variações, os atrativos e as diversas formas de produção da bebida.

A cerveja chegou ao Brasil pelas mãos dos seus mais fieis apreciadores: os alemães, que instalaram a primeira fábrica na cidade de Petrópolis, na Serra Fluminense, em 1853. Mas é na região Sul, especificamente em Santa Catarina, em áreas colonizadas por eles, onde a produção floresce mais fortemente, com uma média de 30% de crescimento anual desde 2010. Apenas na região do Vale do Itajaí são 15 cervejarias em um raio de 70km, segundo Carlo Enrico Bressiani, diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) de Blumenau.

 

ZeHn - 20032016 ZeHn: uma das fábricas que fazem parte do roteiro

O crescimento na área, diz o especialista, foi um dos grandes motivadores para a criação da Rota Vale da Cerveja, lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece até amanhã em Blumenau. "As cervejarias artesanais têm crescido em todo o país, mas o nosso diferencial é que as cervejarias moldaram a nossa história também, isso é algo que fica visível para quem fizer algum tour. Nossa primeira cervejaria é de 1860. Até a Primeira Guerra, elas se expandiram. Com o início do conflito, os insumos, principalmente o malte, pararam de chegar ao país e os estabelecimentos foram extintos. O movimento foi retomado em 1996 e, desde então, somos uma das principais áreas cervejeiras do país."

Quatro roteiros

Tanto é que a visita pelas cervejarias, segundo ele, já era um passeio popular na região, mas que muitos turistas realizavam por conta própria. Os produtores, percebendo a demanda acelerada e a falta de profissionalização do serviço, se reuniram para montar quatro roteiros que batizaram de Rota Vale da Cerveja. Atualmente, os estabelecimentos participantes são: Bierland, Container, Das Bier, HandWerk, Oktobier, ZeHn Bier, Kiezen Ruw e a Escola Superior de Cerveja e Malte. As cervejarias oferecem rótulos nas variações mais conhecidas da bebida, como Pilsen, Bock, Weiss e as Pale Ales.

 

chope - 20032016 Inspiração inglesa no chope tirado na hora da torneira da Container

Além das tradicionais receitas alemãs, há também fórmulas belgas, inglesas e invencionices locais. O mais importante, destaca, foi aliar nos roteiros "as potencialidades e diferenças de cada uma", afirma Bressiani, para que os quatro tours oferecessem "experiências diversas": "Nós queríamos aproveitar o potencial turístico que já existe em toda a região, como o ecoturismo e a colonização alemã, para que cada roteiro ofereça uma vivência única, sem ficar repetitivo. Temos opções para os iniciantes, que ainda conhecem pouco sobre cerveja, ao oferecer um curso de degustação antes das visitas.

Para quem é mais interessado na história da cerveja na região, há passeios e museus. E para quem já entende do assunto, há experiências sensoriais bem profundas, além de alguns tours que oferecem detalhes mais técnicos sobre o processo de produção." Em todas as opções, é claro, não faltam degustações. E além das visitas às cervejarias, há roteiros que incluem passeio de maria-fumaça, uma antiga fábrica e atividades radicais. 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso