X
X

Diário da Região

28/08/2016 - 00h00min

Força verde

Ricos nutrientes, alimentos verdes são aliados para manter a saúde

Força verde

Ricardo Boni/Divulgação Sopa de couve do Caminho Verde
Sopa de couve do Caminho Verde

O consumo de alimentos verdes devem fazer parte da nossa alimentação. Apesar de não ser novidade para ninguém, os produtos são quase que protagonistas na  chamada 'cartela de cores' das dietas. Principalmente nessa onda dos sucos verdes ou detox.

“O verde nos alimentos apresenta grande quantidade de ferro e cálcio. Já o verde escuro contém ácido fólico”, explica a nutricionista Ana Carolina São Bento. 

Mas é importante deixar claro: os alimentos verdes são ótimos aliados para manter a forma, mas não fazem milagre sozinhos. “Um erro importante é o não consumo nas quantidades recomendadas, cerca de 400g de frutas, verduras e legumes. Alternar as formas de preparo, entre crus, cozidos e assados, permite reduzir perdas de nutrientes e evitar a monotonia no preparo”, destaca Mônica Galisa, coordenadora adjunta do Curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo.

De olho nessa busca por meios mais atrativos de consumir o verde, restaurantes e empresas de alimentos de Rio Preto têm investido em pratos diferentes para facilitar a vida e atrair o estômago daqueles que estão em busca de uma vida mais saudável ou lutando contra a balança. No Tapi da Ray, por exemplo, um dos queridinhos é o nhoque de batata-doce e espinafre. Sem glúten, o prato leva fécula de mandioca, ovo e sal marinho.

BE89 Nhoque de batata-doce com espinafre

“A batata-doce possui baixo índice glicêmico, sendo absorvida lentamente pelo organismo, evitando picos de glicemia e insulina e favorecendo a perda de peso. Já o espinafre é rico em cálcio e ferro, além de ter baixíssimo valor calórico”, afirma Lia Bitencourt, sócia do restaurante. 

Segundo Lia, esta preparação é ótima para diabéticos, praticantes de atividade física, intolerantes ao glúten e para quem está de dieta. 

Caldo de couve

A partir do conceito de desenvolver produtos com baixo índice de gordura para manutenção ou perda de peso, o Caminho Verde investiu na caldo de couve como um dos produtos da sua nova linha fitness. “Além de ser maravilhosa e gostosa, a couve tem quantidade zero de gordura, é rica em fibras e antioxidantes e protege os radicais livres utilizados para o combate ao estresse”, conta a chef consultora Nattalia Aranha Amaral.

A sopa é composta de batata-doce, couve, algumas ervas diuréticas e salsinha, o que contribui para o sabor e a funcionalidade do prato. Ela é vendida em potes de 500 gramas, congelada ou pronta para o consumo. Junto com os shakes da mesma linha, o caldo pode contribuir para a perda de peso. 

BE89 Enroladinho de abóbora com tomate seco

Enroladinho de abobrinha

Seja com recheio de tomate seco ou de ricota temperada, o enroladinho de abobrinha é um dos quitutes mais vendidos na Lig Massas Rotisserie, segundo o chef João Henrique Oliveira Costa. “É um prato que tem muita saída, por ser saboroso e leve. As pessoas acabam comendo sem culpa.”

Ele explica que não é difícil fazer o enroladinho. “Eu recomendo usar a abobrinha que conhecemos como menina. Basta fatiar, colocar em uma travessa com água morna, para dar um leve cozimento, e depois enrolar com o recheio que quiser. O tempero pode ser feito de acordo com seu gosto.”

Batata-doce com alho-poró

- 1 batata-doce média descascada e picada
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes sem sal e sem gordura
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- 1 alho-poró médio (somente a parte branca) picado finamente
- 2 colheres (sopa) azeite
- 1 colher (chá) de sal
- 1 pitada de noz moscada
- 2 colheres de proteína isolada
- 1/4 de maço de cebolete para decorar

- Modo de preparo: leve a batata-doce e o caldo de legumes para cozinhar em uma panela parcialmente tampada. Deixe por 20 minutos ou até a batata-doce ficar macia. Retire, junte o leite e proteína na própria panela com o mixer até ficar cremoso. Reserve. Em uma frigideira, refogue o alho-poró no azeite até ficar macio. Junte o refogado ao creme, tempere com sal e noz moscada. Leve ao fogo mexendo por 5 minutos para apurar o sabor. Pronto!

Fonte: chef Denise Alvarenga, da Inspire Fit, bistrô de alimentos funcionais, em São Paulo

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso