X
X

Diário da Região

10/09/2015 - 00h00min

Chef Convida

Restaurante oferece 'experiência gourmet'

Chef Convida

Guilherme Baffi Rodrigo Bueno, Kleber Lemechwsky e Paulo Cursino durante o evento gourmet Winter Day, promovido em junho deste ano
Rodrigo Bueno, Kleber Lemechwsky e Paulo Cursino durante o evento gourmet Winter Day, promovido em junho deste ano

A gastronomia nunca esteve tão presente na vida dos rio-pretenses. Livros, sites e programas de televisão são responsáveis por um fenômeno cultural que literalmente vem "gourmetizando" o gosto do público, que passou a valorizar ainda mais a experiência de comer fora de casa. Esse novo comportamento inspira o mercado rio-pretense. 

E a inovação é alcançada por meio de uma série de iniciativas que buscam agregar mais informação e sabor a uma incursão gastronômica, seja para degustar um petisco de boteco ou um prato refinado em um restaurante hypado da cidade. Seguindo essa tendência, o restaurante Bambina, localizado num dos bairros mais tradicionais de Rio Preto, a Redentora, promove amanhã a primeira edição do Chef Convida.

Um profissional da gastronomia é convidado para criar um cardápio exclusivo juntamente com o chef do Bambina, Mauro Silva. "A proposta é convidar um chef a cada edição para conceber um menu exclusivo com verdadeiras obras-primas gastronômicas", explica o chef do restaurante. Na primeira edição, o chef convidado é Rodrigo Bueno, especialista em gestão de serviços de alimentação e educação pelo Senac, personal coaching, master chef pelo Italian Culinary for Foreingners (Icif) e reconhecido pela Accademia Italiana Della Cucina.

"Somente na televisão, os programas gastronômicos representam mais de 60% da grade das emissoras. Isso vem impulsionando a curiosidade das pessoas. Mais que saborear um prato, elas querem saber sobre a cultura dos ingredientes, as técnicas de preparo e outras informações", destaca Silva.

Para o chef convidado, eventos como o Chef Convida são uma das tendências que surgiram nessa onda "gourmetizante" que envolve os brasileiros. "É um momento excelente para a troca de informações com o público, que quer muito ampliar seus conhecimentos gastronômicos, assim como ocorre com os admiradores de vinhos", enfatiza Bueno.

 

Mauro Silva Mauro Silva, do Bambina. Para ele, os programas na televisão têm gerado um maior interesse das pessoas pela boa mesa

Novidades no cardápio

O prato principal do menu criado por Silva e Bueno para a noite de amanhã do Bambina é um entrecote de carne de Angus australiano com minilegumes defumados e chips de batata doce banhado por coluis (molho) surpresa. Outro prato é um hambúrguer de carne de Wagyu (raça japonesa de gado) com queijo fetta e chips de banana da terra.

Para a sobremesa, os chefs criaram a Sensation Trio Lava Cacke, uma goiabada com requeijão, chocolate e doce de leite, acompanhada de creme gelado de baunilha. "O Chef Convida representa um marco na trajetória do Bambina. Vamos aproveitar essa noite para também lançar nosso novo cardápio, que está repleto de novidades", avisa Silva, que pretende realizar o evento pelo menos uma vez a cada semestre.

Serviço

  • Chef Convida. Amanhã, às 20h, no restaurante Bambina (Rua Raul Silva, 281 - Redentora). Animação da banda Éramos 3 (jazz e blues). Informações: (17) 3231-0031 

O fenômeno 'MasterChef'

A atual temporada do reality show "MasterChef" é a responsável por elevar a audiência da Band nas noites de terça-feira. A popularidade é tamanha que a emissora vem alcançando picos de liderança no Ibope durante o horário de exibição do programa. A exibição da semifinal, anteontem, alcançou pico de 10 pontos e deixou a Band em primeiro lugar por 10 minutos. 

O "MasterChef" registrou média de 8 pontos e share de 15% conquistando a vice-liderança no horário (22h34 à 0h33). 
No Twitter, foram computadas quase 500 mil menções ao "MasterChef" durante sua exibição. A temporada é vice-líder no horário e acumula quase duas horas na liderança.

A expectativa é de que a audiência cresça ainda mais na próxima terça-feira, quando acontece a grande final. Com o tamanho do sucesso, o "MasterChef" terá vida longa na Band. Além disso, a emissora estreará a versão infantil do programa ainda em 2015.

 

Vinicius Belucci Chef Vinicius Belucci, do Frei Caneco: “É justamente esse interesse dos curiosos que movimenta o setor”, diz

Casas promovem concursos de receitas

A popularização dos reality shows de gastronomia como o "MasterChef", da Band, inspirou dois estabelecimentos de Rio Preto, que organizam concurso de receitas entre os seus clientes. A choperia Frei Caneco promove o concurso Frei Gourmet, que busca identificar talentos e dar oportunidade para seus frequentadores mostrarem seus dotes culinários. 

Para o chef da Frei Caneco, Vinicius Belucci, a integração com os clientes será interessante, porque a gastronomia está bem difundida entre as pessoas. "É justamente esse interesse dos curiosos que movimenta o setor. Nunca se falou tanto em gastronomia na TV, na internet e nos livros."

As receitas podem ser inscritas no concurso até o dia 30. Uma banca formada por chefs de cozinha e representantes da choperia vai selecionar as cinco melhores a partir de critérios como originalidade, criatividade, harmonização e viabilidade econômica. 

A final do Frei Gourmet está programada para o dia 13 de outubro. Neste dia, os cinco pratos serão preparados para a avaliação do público. O autor da melhor receita ganhará uma bolsa de estudos do Instituto de Gastronomia das Américas (IGA), além de outros prêmios. E, claro, o prato passa a integrar o cardápio da Frei Caneco.

Villa Pitanga

Restaurante de alimentação saudável, o Villa Pitanga também promove concurso de receitas entre seus clientes. A inscrição pode ser feita até domingo, por meio da página do restaurante no Facebook.

A receita deve estar baseada nos princípios da alimentação saudável, podendo ser salada, massa, lancha, risoto, entre outros pratos. A receita vencedora vai integrar o cardápio do Villa Pitanga por 30 dias, sendo batizada com o nome de seu criador. O ganhador ainda ganha um almoço ou jantar para saborear a sua receita.

Serviço

  • Concurso Frei Gourmet. Inscrição até dia 30, na choperia Frei Caneco (rua Pernambuco, 3489 - Redentora). Concurso do Villa Pitanga. Inscrições até segunda-feira, na página do restaurante no Facebook

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso