X

Diário da Região

26/05/2015 - 00h31min

CARREIRA

Reajuste sua rota

CARREIRA

Guilherme Baffi Flávia Cuzziol deixou uma promissora carreira para se dedicar a uma área pela qual se apaixonou: a estética
Flávia Cuzziol deixou uma promissora carreira para se dedicar a uma área pela qual se apaixonou: a estética

Alguns desafios são maiores do que outros e exigem dose extra de ousadia e coragem para se obter bons resultados. Diante de momentos-chave como esses, o melhor é seguir o instinto e se preparar para a reviravolta que está por vir. Tenha em mente que, se você permitir que o medo o paralise, o risco de se frustrar é alto. Pense em sua vida daqui a dez anos sem a transformação que pensava em fazer hoje: se o cenário parecer triste, corra atrás do seu sonho já. Mudar de área, largar um emprego estável e procurar outro ou abrir um negócio são reajustes na rota profissional que podem significar mais satisfação no dia a dia. Esqueça aquela conversa de que a profissão escolhida na época do vestibular é para a vida toda.

A empresária Flávia Cuzziol, 39, há sete anos deixou uma promissora carreira de nove anos em comércio exterior para se dedicar a uma área pela qual se apaixonou: a estética, e a possibilidade de tornar as pessoas mais bonitas e felizes. Há quatro anos veio para Rio Preto e abriu seu próprio centro de estética facial e corporal, que ela diz garantir seu bem-estar e sua felicidade. “Apesar de gostar muito de comércio exterior, me apaixonei pela estética e me realizo ao conseguir levar beleza e aumentar a autoestima das pessoas”, explica. Ela não se arrepende de ter trocado a estabilidade financeira de um trabalho fixo e bem remunerado por uma área que, além de dinheiro, trouxe prazer.


Infelicidade vira combustível

"A infelicidade é um dos principais motivos para uma mudança drástica no estilo de vida, uma vez que todos nós precisamos enxergar sentido naquilo que fazemos, e estar feliz é essencial neste processo", diz José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É importante ressaltar que são os nossos valores que determinam as nossas atitudes, uma vez que todo o nosso comportamento está voltado para o atendimento de nossos valores. "Assim, se você alimenta um estilo de vida que vai contra sua essência, seus valores, crenças pessoais e sonhos, consequentemente algo ficará em conflito, gerando assim a necessidade de mudança", diz o coach e consultor empresarial Paulo César Martins Guimarães, da Humana Consultoria Empresarial, de Belo Horizonte.

 

Lucimara Negrelli Lucimara Negrelli

A autônoma Lucimara Negrelli, 35 anos, e o marido Juliano Negrelli, 40, foram donos de uma oficina mecânica durante 16 anos. Decidiram que era hora de fechar as portas por causa do estresse gerado comfalta de funcionários, excesso de trabalho e pressão por prazos. Decidiram ser sócios de umaagência de turismo. Lucimara ficou dois anos se adaptando à mudança e, ao perceber que não gostou da escolha, decidiu mudar de área pela terceira vez. “Achei muito estressante e procurei fazer umacoisa de que gostasse realmente.”Como gosta de praticar exercícios físicos, decidiu fazer o que gosta e vender roupas fitness. “Fiz a primeira compra e deu certo, então decidi mudar novamente de área e estou muito mais feliz”, conta.

Assuma os riscos

Passar por mudança de forma não traumática exige que o profissional assuma certos riscos, o que inclui colocar em cheque sua estabilidade financeira e a de sua família e não alcançar, de imediato, o sucesso que deseja com a nova empreitada. É preciso identificar as melhores maneiras de passar por tão significativa mudança, e os melhores meios para alcançar o objetivo planejado de forma assertiva e feliz. "Para isso, precisamos de planejamento financeiro inclusive, pois pode ser que as coisas não aconteçam da forma como imaginamos e, com isso, precisamos de uma reserva para sobreviver e manter o mesmo padrão anterior", diz Ana Carolina Verdi Braga, consultora empresarial em treinamento e educação corporativa do Cegente, de Rio Preto.

 

 

 

Daniel Fabiano Lago Daniel Fabiano Lago

Há menos de um ano, o engenheiro mecânico Daniel Fabiano Lago, de 32 anos, decidiu deixar uma grande empresa em Santa Catarina onde trabalhava havia sete anos e uma bem-sucedida carreira para abrir um restaurante em Rio Preto. Pesou o fato de querer estar perto da família. “Em Rio Preto, não existem empresas de expressão na área e acabei decidindo montar um restaurante”, conta. 

Como morava sozinho e gostava de cozinhar, a decisão foi até fácil. “Estou muito feliz, embora eu saiba que tenho muito mais responsabilidade de ter meu próprio negócio e gerenciar pessoas”, explica Lago. “Aos que, como eu, pensam em mudar radicalmente, aconselho que tentem, para não ficarem frustrados e cheios de dúvidas no futuro”, recomenda

E se o problema está em você?

Tenha em mente que você pode mudar e ser mais feliz, mas se o problema estiver em você e não no seu trabalho atual daqui a um tempo você poderá verificar o mesmo desgaste em qualquer área de atividade, independentemente do lugar. "Se você estiver bem consciente do que quer realmente para sua vida, a chance é que, com maturidade, possa escolher coisas que tenham mais a ver com você", explica o consultor Paulo César Martins Guimarães.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso