X
X

Diário da Região

28/08/2016 - 00h00min

Primeiros passos

Quem se destaca no estágio dá um passo para crescer na empresa

Primeiros passos

Johnny Torres 19/8/2016 Aos 17 anos, Patricia de Jesus Reis Silva conquistou a vaga que ela tanto queria: há seis meses, está atuando na área de logística de uma empresa de cursos. Atualmente, cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende prestar vestibular de engenharia civil. “Acredito que a experiência adquirida agora vai me ajudar na minha carreira. Estou aproveitando para aprender tudo o que puder”
Aos 17 anos, Patricia de Jesus Reis Silva conquistou a vaga que ela tanto queria: há seis meses, está atuando na área de logística de uma empresa de cursos. Atualmente, cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende prestar vestibular de engenharia civil. “Acredito que a experiência adquirida agora vai me ajudar na minha carreira. Estou aproveitando para aprender tudo o que puder”

Quase todo mundo pensa em sair da faculdade com um emprego certo. E, para isso, conta muito já ter um bom estágio no currículo. Mas como conquistar uma boa vaga num mercado cada vez mais exigente, mesmo de estágio? Segundo os especialistas na área, não existe uma fórmula pronta, no entanto, há algumas exigências que vão desde competências técnicas até questões comportamentais para conquistar a primeira oportunidade profissional.  

Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, afirma que é preciso se diferenciar dentro do mercado e, para isso, é preciso estudar. A pessoa que aprende e aproveita todas as formas de adquirir conhecimento se destaca onde estiver, inclusive na disputa por uma vaga de emprego. Os estagiários, em especial, precisam ter esse empenho pela falta de experiência. Além disso, eles precisam colocar em prática o raciocínio lógico, que hoje é mais importante que a criatividade. 

No lado comportamental, Gabriel afirma que os estagiários precisam explorar a proatividade e o empreendedorismo. Outra dica é conhecer a empresa onde ele está pleiteando a vaga. “Hoje temos a ferramenta da internet e as próprias redes sociais da empresa, em que é possível conhecer os propósitos, a cultura e o DNA da empresa. Com essas informações, apresentadas de forma cordial, o candidato se diferencia no processo de entrevista.”

Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado, explica que, geralmente, o estágio é a porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho. A primeira dica, neste caso, é tentar entender em quais empresas o jovem se vê trabalhando e quais não se vê trabalhando. Dessa forma, ele pode focar somente nas que têm maior aderência com seu perfil e seus valores.

A segunda dica, de acordo com Rosenbloom, é tentar descobrir quais características esta empresa valoriza. “Com esse conhecimento em mãos, ele pode focar em se aprimorar em pontos-chave para conseguir o estágio. Por exemplo, se o futuro estagiário gostaria de trabalhar em um banco, deveria focar em aprender conceitos financeiros e uso de planilhas.”

Kiko Campos, CEO da Across, afirma que hoje as empresas buscam competências como trabalho em equipe, habilidade em se comunicar, flexibilidade, resiliência e inovação. Neste cenário, o estagiário precisa se inscrever em um processo em que conseguirá se dedicar por inteiro. Durante a seleção, ele precisa ser autêntico. Não é recomendado ser um 'personagem'. “Ser verdadeiro é importante, mas falar o tempo todo sobre suas dificuldades pode ser uma armadilha. Traga experiências positivas e, perante os erros, diga quais aprendizados obteve.”

Todo estagiário precisa estar qualificado, segundo a psicóloga e profissional de recursos humanos Silvana Parreira de Jesus. “É preciso buscar cursos para se aprimorar e não ficar preso apenas na matéria da faculdade. O estagiário precisa, na entrevista, saber se comportar, mostrar que tem iniciativa, vontade e que quer aprender mais sobre a profissão que está escolhendo.”

Trainees de amanhã

O estágio é extremamente importante para uma futura carreira de sucesso. Annie Tartari, coordenadora de projetos da Across, afirma que hoje em dia o estagiário tem um papel importante dentro das empresas. Toda vaga de estágio tem um projeto e um plano de desenvolvimento, pelo qual o estagiário deverá desempenhar funções com acompanhamento de um tutor. “Já há empresas que ligam o programa de estágio com o de trainee, ou seja, os estagiários de hoje poderão ser os trainees de amanhã e, ainda mais futuramente, gestores da empresa.”

E não basta apenas conquistar a vaga. “Muitas empresas possuem um programa concreto de desenvolvimento do jovem durante seu período de estágio. É importante que ele participe ativamente de todos eles, porque, além de auxiliar em seu crescimento pessoal, ajuda no desenvolvimento profissional dentro da organização. “Esse tipo de atitude pode ser definitiva para a efetivação do estagiário, já que ele se destaca diante dos que não aproveitam as oportunidades”, afirma Anie.

Dicas para conquistar uma vaga

- Antes de se inscrever em qualquer processo seletivo, o estagiário deve procurar conhecer melhor a empresa para a qual está se candidatando. Por exemplo, o jovem precisa avaliar se a cultura e os valores da empresa estão alinhados com seu perfil e seu plano de carreira

- É preciso ter em mente que salário não é tudo. É claro que ser bem remunerado para desempenhar um trabalho onde pode evoluir sempre é bom, mas devemos lembrar que o estagiário está em início de carreira e em processo de desenvolvimento. Nesse momento, ele deve procurar participar de processos que estão alinhados ao seu plano de carreira e aos seus valores e não a processos que só oferecem as melhores remunerações, ou ele pode se frustrar em pouco tempo

Fonte: Annie Tartari, coordenadora de projetos da Across

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso