X

Diário da Região

28/06/2015 - 00h00min

Artigo

Prótese mamária e câncer de mama

Artigo

Stock Images/Divulgação NULL
NULL

Já há alguns anos o implante de silicone mamário ocupa a primeira colocação no ranking de cirurgias mais realizadas no mundo. Talvez por isso, esteja sempre entre os assuntos mais citados em matérias e artigos sobre o mundo da cirurgia estética. No Brasil e em Rio Preto essa realidade não é diferente: 60% das pacientes que chegam a meu consultório buscam a realização de cirurgia de implante de mama. Mas o que chama a atenção são algumas dúvidas em comum, que passam anos e voltam a surgir no consultório. A principal delas é a relação entre o implante e o câncer de mama.

Entre as pacientes, um mito/preocupação traz inquietude e dúvidas. "O implante de mama pode causar câncer?" Essa é uma das perguntas mais comuns. A resposta é simples e certeira. Não. Estudos nos Estados Unidos e no Canadá com mais de mil mulheres descartaram de vez essa hipótese. Não há nenhuma relação entre o silicone mamário e o câncer. 

 

Rubem Bottas é cirurgião plástico Rubem Bottas é cirurgião plástico, de Rio Preto, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Recentemente, o assunto voltou a ganhar repercussão quando foi divulgado pela imprensa brasileira notas correlacionando o uso das próteses de silicone em cirurgias mamárias com eventual observação de recentes casos de câncer de mama do tipo Linfoma Anaplásico de grandes células na França. Questionamentos como esses já foram realizados anteriormente, e mais uma vez a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e outros estudos mundiais confirmaram cientificamente que tal relação é mito.

O Ministério da Saúde emitiu parecer técnico científico do Instituto Nacional do Câncer, ambos do Governo Francês, esclarecendo a não relação entre o uso de silicone mamário com o câncer de mama. Não há nenhum motivo para suspender o uso de próteses de silicone ou mesmo alarmar a sociedade. A Comissão de Silicone da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica está em constante contato com os estudiosos que analisam o uso de próteses mamárias de silicone, assim como outros muitos tipos de implantes deste material na medicina.

A decisão de colocar silicone mamário deve ser sempre amparada por um médico. Apenas um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode auxiliar na escolha de próteses e o momento ideal para a colocação. Existem diferentes cuidados e atitudes a serem tomadas antes da colocação do implante, mas a relação do silicone com o câncer de mama não é uma preocupação a ser levantada.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso