Diário da Região

02/07/2016 - 00h00min

Beleza

Pele jovem

Beleza

Stock Images/Divulgação Tratamentos permitem deixar a pele com um aspecto natural, apagando os sinais de até dez anos de sua aparência
Tratamentos permitem deixar a pele com um aspecto natural, apagando os sinais de até dez anos de sua aparência

Hoje, muitos tratamentos permitem deixar a pele com um aspecto natural, apagando os sinais de até dez anos de sua aparência. Os preenchimentos faciais existentes no mercado combatem as rugas e marcas de expressão. No entanto, é preciso cautela. Exageros estéticos podem causar resultados mal-sucedidos. Assim, os melhores preenchimentos são escolhidos de acordo com a indicação.
Michele Haikal, dermatologista de São Paulo, afirma que os preenchimentos podem dar um aspecto bem natural somente estimulando o próprio colágeno, como no caso do ácido polilático, ou usando a própria gordura quando há alguma contraindicação, para usar preenchimento exógeno. 
Outra opção é usar o ácido hialurônico com suas variadas porcentagens de acordo com o local e o que se deseja preencher (porcentagens maiores no caso de mandíbula ou maçã do rosto e nariz, por exemplo). “O poli metil de metacrilato (que é definitivo) é uma opção quando já foi realizado este preenchimento com os não definitivos várias vezes e não resta a menor dúvida de que se quer este resultado”, explica Michele.

Tratamento não cirúrgico

Em meio a tanta tecnologia e novidades, dois tratamentos não cirúrgicos continuam entre os queridinhos de médicos e pacientes brasileiros. Trata-se da toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, e os preenchimentos. Ambos são recomendados para amenizar as rugas e os sinais, e apesar dos inúmeros benefícios, os tratamentos têm funções diferentes.
Rubem Bottas, cirurgião plástico, afirma que a toxina botulínica é o procedimento mais usado no Brasil e é um potente paralisante muscular indicado para atenuar rugas, linhas de expressão e pés de galinha, que são marcas diretamente ligadas à movimentação da musculatura facial. Já nos preenchimentos são usados substâncias para preencher as rugas e linhas de expressão.
Segundo o médico, são procedimentos que evoluíram muito e dão resultados bons, que revelam um rosto jovem, natural e sem sinais. Os pacientes fazem o procedimento no consultório e não ficam afastados do trabalho e da rotina diária. O indicado é procurar um bom médico, pois os tratamentos, quando não são bem feitos, podem deixar a aparência artificial. “Cabe ao médico orientar o melhor tratamento e quantidade de substância aplicada.”
Bottas não recomenda os preenchedores definitivos, que antigamente eram moda. “São produtos que nunca foram consenso dentro da Sociedade de Cirurgia Plástica.” 

Resultados naturais

Camila L. França Motta, dermatologista da Clínica Bellevie, de Rio Preto, afirma que existem preenchedores diferenciados. “Estes produtos têm uma combinação de cadeias de diferentes pesos moleculares que servem para cada necessidade da pele. Além disso, o processo de Crosslinking (uso do preenchedor com diferentes concentrações e ligações entre as moléculas), otimiza o procedimento que se torna mais eficiente e permite um aproveitamento mais inteligente do ácido hialurônico.”
A dermatologista afirma que com esta tecnologia os resultados proporcionam mais naturalidade. “E mais: estes produtos inovadores são bem tranquilos, e proporcionam rápida recuperação e o paciente não precisa se afastar de trabalho e nem suspender a atividade física”, diz Camila.
 

Volume na medida certa

A volumização é uma técnica de preenchimento indicado pela dermatologista Luciana Crivelin. Por meio do procedimento é possível melhorar o contorno do rosto e deixar algumas áreas um pouco mais iluminadas, que é o preenchimento da região malar e às vezes da região mandibular. “Temos também o preenchimento para hidratação da pele, que não tem o efeito de aumentar a região e sim só hidratar, chamado Skin Boster. Fazemos várias aplicações para melhorar a hidratação e a qualidade da pele e estimular o colágeno.”
Também é possível combater as olheiras por meio do preenchimento. “Existem diversas causas de olheiras e uma delas é o côncavo mais profundo, que é uma causa genética ou com o passar dos anos fica com afundamento nessa região e deixa um aspecto escuro. O preenchimento de olheiras melhora muito o contorno facial”, explica Luciana. Paralelo aos procedimentos, a médica sugere o uso de cremes de hidratação da pele e do protetor solar.

Ácido hialurônico

Carlos Roberto Antonio, professor responsável pela Cirurgia Dermatológica do Hospital de Base e titular da Clínica Pelle, em Rio Preto, afirma que atualmente os melhores preenchedores são da substância ácido hialurônico com tecnologia monofásicos e cross-linkados que são as ligações cruzadas entre as moléculas que permitem maior durabilidade da substância. “Estes produtos que no mercado atendem com os nomes Juvederm, Emervel, Rennova, Estelis, Perfectha e Teosyal são os mais atuais.”
O médico afirma que, além de verificar se o profissional é especialista reconhecido pela sociedade competente, é preciso estar atento ao produto aplicado. “Alguns pacientes sofrem com materiais ruins, pois vão em profissionais que fazem muito marketing e usam produtos ruins.”
Muitos procedimentos podem ser feitos juntos, antes ou imediatamente depois. “Toxina botulínica pode ser feito junto. Radiofrequências, infravermelho e muitos lasers podem ser feitos antes ou imediatamente depois.” 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso