X
X

Diário da Região

03/03/2016 - 00h00min

Tentações para os CHOCÓLATRAS

Ovos caseiros e artesanais ganham novas versões nesta Páscoa

Tentações para os CHOCÓLATRAS

Mara Sousa Ovo sem lactose é uma boa opção para quem tem alergia ou intolerância ao leite ou para quem está de dieta. Do Atelier de Bolos, essa opção vegana vem recheada com trufa de chocolate feito com creme de leite de soja e frutas
Ovo sem lactose é uma boa opção para quem tem alergia ou intolerância ao leite ou para quem está de dieta. Do Atelier de Bolos, essa opção vegana vem recheada com trufa de chocolate feito com creme de leite de soja e frutas

A temporada pede chocolate. As pessoas ainda estavam curando a ressaca do Carnaval, na Quarta-feira de Cinzas, quando as prateleiras e as vitrines começaram a ser invadidas por delícias feitas à base de cacau. Faltam 25 dias para o Domingo de Páscoa, data em que culturalmente as pessoas presenteiam amigos e familiares com chocolate - seja em formato de ovo, barra, bombom e trufa. Enquanto o coelhinho da Páscoa não executa sua função de entregar as delícias de cacau, o que resta é sofrer com tantas opções, ainda mais se você é um chocólatra. Chega a ser uma afronta.

Na propaganda de TV, nas páginas dos jornais, no anúncio das ofertas do supermercado, na casa da vizinha e nas redes sociais: atire a primeira pedra quem não ficou salivando por uns minutos ao ver no Facebook ou no Instagram um ovo - daqueles bem vistosos - sendo quebrado ao meio e todo aquele recheio se movendo lentamente para fora da casca. Pausa para lembrança acompanhada de um suspiro! Originário da moagem das amêndoas secas do cacau, o chocolate pode ser encontrado em opções ao leite, branco, amargo, belga, 70% de cacau, diet, aromatizado com café, com castanhas e até efeito refrescante. Trufados, meio amargo e recheado.

 

Ovo com Chocolate belga, da Gabi Mello Cozinha - 03032016 Chocolate belga, leite ninho e Nutella em 250 gramas de pura gostosura. Da Gabi Mello Cozinha

Chocolate belga, orgânico ou nacional... E os ovos caseiros ou artesanais estão em destaque esse ano, justamente pela alta nos preços dos ovos industrializados. Os ovos para comer com colher são os queridinhos da vez, pelo terceiro ano consecutivo. A chef de cozinha Gabi Mello, de Rio Preto, acredita que seja pela quantidade do recheio. “Ele é um tipo de produto que enche os olhos dos clientes. Ainda mais se a apresentação for bonita e os ingredientes de qualidade”, destaca a chef. Há quatro anos ela fabrica ovos de páscoa com chocolate belga. No ano passado, chegou a vender 400 unidades. O recheio mais pedido: brigadeiro de leite ninho com Nutella.

“Esse recheio foi um sucesso, por isso mantivemos para esse ano. O tamanho que mais sai é o de 250 gramas, porque ele é muito recheado e acaba ficando enjoativo”, explica Gabi. Ela vende a versão trio com 50 gramas, que pode ser recheado com sabores diferentes, e 500 gramas. “Tem de ser muito chocólatra para comer um de meio quilo sozinho.” A Páscoa não será amarga para quem está de dieta ou até mesmo alérgicos ou intolerantes ao leite. Existem opções no mercado, desde marcas industriais a artesanais, de ovos sem lactose, diet e com puro cacau.

De olho nessa demanda, a chef Fernanda Tavares, do Atelier dos Bolos, de Rio Preto, investiu na produção de ovos veganos e funcionais. Uma das opções é o ovo de colher feito com chocolate belga e recheado com trufa de chocolate feito com creme de leite de soja. Ano passado ela vendeu 100 peças. Ela trabalha com opções no formato tradicional também. “Atendemos desde pessoas veganas, que não consomem nenhum produto de origem animal, até mesmo os que são alérgicos ou intolerantes, ou que não querem sair da dieta, mas podem curtir a Páscoa”, explica Fernanda.

 

Miniovo coelho - 03032016 Miniovo coelho é sucesso entre a garotada. O corpo é um ovo recheado de bolo de cenoura com chocolate

Coelhinho

Mas nem só de ovo é feita a Páscoa. Vale a criatividade na hora de presentear os amigos e familiares nesta data comemorativa. Para este ano, Deise Rodrigues Goulart Lopes, da IseCake Bolos e Doces, criou o mini ovo coelho. A barriga do coelho nada mais é que um bolo de cenoura com brigadeiro dentro de um ovinho de chocolate branco. O corpo e os detalhes são feitos de pasta americana ou leite ninho. “Ele é superdelicado e delicioso. Acaba sendo uma forma diferente de presentear as pessoas. Fora que as crianças adoram também”, destaca Deise.

 

 

 

Ovo de páscoa tradicional para fazer em casa

Ingrediente

  • 250 gramas de chocolate fracionado

Modo de preparo

  • Corte o chocolate em pedaços pequenos e derreta no microondas entre 30 segundos e 1 minuto. Misture bem para o chocolate terminar de derreter e ganhar brilho. Despeje o chocolate derretido em formas para ovo de Páscoa - as que são acompanhadas com silicone são mais fáceis de trabalhar - até a bordas. Leve ao congelador e deixe até a forma ficar opaca. Se fizer o ovo de colher, você pode rechear com o sabor que quiser. Se for fazer trufado, espalhe o recheio desejado e leve à geladeira para endurecer. Depois, espalhe uma camada de chocolate para cobrir o recheio e leve à geladeira. 

Fonte: Livro Receitas para Você, editora Sesi-SP, e reportagem

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso