X

Diário da Região

12/07/2015 - 00h18min

Terapias holísticas

O poder das flores

Terapias holísticas

Stock Images NULL
NULL

Lá atrás, na metade do século 20, por acreditar que algumas flores tinham propriedades vibracionais, ou seja, energéticas, semelhantes às da alma humana em equilíbrio, o médico inglês Edward Bach formulou algumas essências florais indicadas para harmonizar as emoções humanas e promover a saúde das pessoas. A partir dessa ideia, criou os florais de Bach, essências extraídas das flores com poder de transformar emoções e pensamentos negativos. 

Esse tipo de tratamento é baseado na Lei dos Opostos, ou seja, para cada emoção ou estado mental negativo, como tristeza, insegurança, estresse ou depressão, existe uma essência que traz virtudes opostas, como alegria de viver, coragem, segurança e tranquilidade. Seguindo os passos de Bach, pesquisadores florais em diversas partes do mundo continuam extraindo, de novas flores, as vibrações necessárias para inúmeros males. A partir daí surgiram os florais da Califórnia, da Austrália, do Alasca, de Minas, do Havaí e de Haff (Argentina). 

Os florais não possuem efeito colateral, nem contraindicações, podem ser usados por qualquer pessoa de qualquer idade. Também não substitui o tratamento médico convencional, mas o auxilia, sendo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma terapia recomendável e eficaz.


Reconhecida pela OMS

A terapia floral é reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1983. Além disso, foram inseridos nos conselhos profissionais ligados à saúde convencional como uma prática integrativa e complementar. A partir daí, os florais passaram a ser utilizados em órgãos de saúde pública, como postos de saúde e hospitais universitários, ganharam cursos de especialização em instituições de ensino público e privado, entraram na grade curricular de cursos de graduação, foram adotados por ONGs, ganharam um Manual de Boas Práticas, desenvolvido pela Associação Brasileira de Farmácia Homeopática, e foram oficialmente autorizados a ser comercializados pelas farmácias homeopáticas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Instrumentos de harmonização

As flores veiculam a mensagem das forças vitais da natureza. Consideradas, pelos adeptos da terapia floral, elementos de transformação e equilíbrio, as essências florais são utilizadas como instrumento de harmonização, auxiliares eficazes na cura de diversos males. Sutis, essas essências transferem suas vibrações suaves, harmonizadoras, para quem faz uso delas, levando a essas pessoas uma agradável sensação de conforto e bem-estar. Para preencher a lacuna instalada no coração, na mente e na alma, os florais aparecem como "remédios" contra inquietações e desarmonias internas.

"Em toda sua obra, Dr. Bach tentou mostrar como a saúde e a doença estão intimamente ligadas à maneira de a pessoa viver e à necessidade de introduzir mudanças nesse estilo de vida. Ele acreditava que o que acontecia no corpo físico estava intimamente relacionado à mentalidade do paciente, às suas condições espirituais e emocionais", escreve Julian Barnard em seu livro "Remédios Florais de Bach - Forma e Função". Não existe um tempo determinado para o tratamento; pode ser usado sempre que necessário, em casos de mágoa, tristeza, ansiedade, nervosismo, traumas, pensamentos negativos e repetitivos. "As doenças se iniciam por desequilíbrios emocionais, e os florais agem no emocional", reforça a farmacêutica homeopata Felicia De Gonzales, terapeuta floral. 


Prevenção de doenças

A terapia floral traz a possibilidade de prevenir doenças que afetam o físico, mental e emocional. Quando uma doença se manifesta, acreditam os estudiosos, é porque o estado mental já não tem mais como suportar a grande carga emocional que vem sofrendo, pelo estilo de vida contrário à natureza humana que todo homem e mulher apresenta. "A doença é o último estágio de um desequilíbrio que começou no mental. E a maioria de nós não tem a cultura da prevenção", diz a terapeuta Carmem Zanusso.


FLORAIS PELO MUNDO

:: Florais de Bach (Inglaterra) 
Criador: Edward Bach; 38 essências
 
:: Florais da Califórnia (Estados Unidos) 
Criador: Patrícia Kaminski; 132 essências
 
:: Florais da Austrália - Bush (Austrália)
Criador: Ian White; 68 essências 
 
:: Florais do Alasca (Alasca)
Criador: Steve Johson; 72 essências

:: Florais de Minas (Brasil)
Criador: Breno Marques da Silva; 108 essências
 
:: Florais do Havaí - Aloha (Havaí) 
Criador: Penny Medeiros; 70 essências 
 
:: Florais de Haff (Argentina)
Criador: Jorge Luis Raff; 128 essências
 
:: Florais do Himalaia - Sanjeevini (Índia)
Criador: Atul Shah; 51 essências

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso