X

Diário da Região

28/06/2015 - 00h00min

Saúde emocional

Me deixa te ajudar

Saúde emocional

Stock Images/Divulgação NULL
NULL

Você chegou ao limite e descobriu que precisa mudar algumas coisas em sua vida. Começar a fazer exercícios físicos, parar de fumar, reduzir a bebida, emagrecer. Tudo para levar uma vida mais saudável. Mas se está difícil atingir essas metas, o segredo pode estar no seu parceiro. Há mais de 20 anos, os pesquisadores norte-americanos Thomas Bradbury e Benjamin Karney estudam como se dá a comunicação dos casais e como eles podem contribuir - ou impedir - o progresso um do outro rumo a uma vida mais saudável. 

O resultado foi o livro "Casais Inteligentes Emagrecem Juntos" (ed. Best Seller) , em que identificam quais são os princípios específicos que os casais bem-sucedidos utilizam em sua busca para melhorar a saúde.

Mas a vontade de ambos tem de ser sincera. "Temos de entender que se um do casal fizer algo 'forçado' pelo outro, isso está fadado ao fracasso. O regime, aquela academia, ou deixar de fumar pode até durar uns dias ou meses, mas se a motivação não for interna o apoio do outro não irá servir de muita coisa", explica a psicóloga Karina Rodrigues.

Mudar um hábito não é fácil

Mudanças de hábitos não são fáceis. Adquirimos hábitos nocivos por diversos motivos: "O sedentarismo pode ser fruto da acomodação, a obesidade pode ser uma estratégia de suprir carências internas, a compulsão por compras vem da necessidade de prazeres imediatos, então, os hábitos existem para suprir necessidades da alma, que são mal direcionadas", explica a terapeuta Marcelle Vecchi. O problema é que, mesmo percebendo que esses hábitos não suprem essas carências, continuamos a fazê-los por uma má programação interna. 

"Quando você se torna consciente do que está ganhando ou perdendo com esses hábitos e como fazer para atualizar essa programação interna, os hábitos mais saudáveis têm chances de prevalecer", diz Marcelle. Que afirma: "A força do outro pode ser um fator primordial para continuar. Ter companhia durante esse processo de reeducação (seja alimentar, física ou emocional) pode, sim, ser a chave para o sucesso", completa.

Incentivo aumenta determinação

Quando temos um parceiro que também está disposto a mudanças, o incentivo e a determinação aumentam. "Quando formulamos objetivos individualmente, nossa força de ação diminui. Quando formulamos em conjunto, ela se potencializa, pois quando um se vê com dificuldades de seguir os planos o outro mostra novas formas de alcançar o êxito, seja incentivando sua força interna, suas capacidades, mostrando os benefícios, enfim, há um estímulo ao lado comprometido com o sucesso da mudança", diz Marcele Vecchi. 

Casos de pessoas que se propõem a fazer exercícios sozinhas em casa e não conseguem, por exemplo, ocorrem porque falta aquela força "extra". Um ingrediente muito importante para qualquer mudança é focar nos benefícios, e não nas dificuldades do percurso. Mesmo que o outro não esteja totalmente inserido no processo, o apoio e a motivação podem ser essenciais. Você pode fazer uma comida mais leve e preparar lanches alternativos para seu parceiro motivá-lo a manter a dieta. Ou dar um tênis legal para a pessoa que está precisando fazer exercício físico.

Convide o parceiro e os amigos

Os pesquisadores sugerem que as pessoas convidem os amigos ou entrem em grupos de apoio ao tentar abandonar hábitos insalubres, pois isso aumenta as chances de obter sucesso. Fazer mudanças no estilo de vida diminui a probabilidade de morrer por doenças crônicas e alguns tipos de câncer. "O começo do ano é um momento ideal para fazer planos, como parar de fumar, fazer exercícios ou perder peso. Executá-los com o companheiro aumenta as chances de sucesso", afirma Sarah Jackson, autora do estudo.

O que diz a pesquisa Convide o parceiro e os amigos

A constatação de que os objetivos podem ser atingidos juntos foi feita em uma pesquisa publicada por uma publicação médica, The Journal of the American Medical Association (Jama). Pelo estudo, casais que trabalham juntos em busca de hábitos saudáveis têm mais chances de conseguirem começar a se exercitar, perder peso e/ou parar de fumar do que pessoas que querem atingir essas metas por conta própria. 

A pesquisa analisou dados de 3.722 casamentos e relações de casais que vivem juntos, com 50 anos ou mais. Quando apenas um dos dois entra numa vida mais saudável, 25% têm sucesso. Quando ambos decidem mudar, o índice sobe para 66%. De acordo com os pesquisadores, um incentiva o outro a não faltar no treino quando está sem vontade, a ser forte e não ter uma recaída de fumar um cigarro, entre outras situações. 

O estudo foi realizado com casais, mas vale para amigos e parentes também. A pesquisa analisou mais sobre as pessoas que perderam 5% ou mais de gordura corporal. Os cientistas descobriram que 36% das mulheres e 26% dos homens que tentaram emagrecer com a ajuda do parceiro conseguiram - contra apenas 15% das mulheres e 10% dos homens que foram sozinhos.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso