X
X

Diário da Região

29/02/2016 - 16h33min

Corpo em movimento

Marcio Atalla prega a importância da prática regular da atividade física

Corpo em movimento

Sergio Isso Marcio Atalla esteve em Rio Preto para lançar seu novo livro Sua Vida em Movimento (Foto: Sergio Isso)
Marcio Atalla esteve em Rio Preto para lançar seu novo livro Sua Vida em Movimento (Foto: Sergio Isso)

Em janeiro, Marcio Atalla esteve em Rio Preto, na Ronaldo Academy, para lançar o seu novo livro, Sua Vida em Movimento, e também para um bate-papo sobre a importância de uma vida mais saudável e ativa sem sair da rotina. Marcio ficou conhecido do grande público no quadro Medida Certa, no Fantástico, da Rede Globo, quando durante três meses colocou movimento na vida dos apresentadores Renata Ceribelli e Zeca Camargo. O sucesso foi tanto, que a emissora repetiu a dose com o ex-jogador Ronaldo, os cantores Preta Gil, Gaby Amarantos, César Menotti, da dupla com Fabiano e os humoristas Fábio Porchat e Fabiana Karla. Alguns seguem os ensinamentos de Atalla até hoje, outros se perderam depois do programa. 
Em conversa com a revista Vida&Arte, Marcio Atalla fala do seu livro, das atividades físicas do momento, da importância de se exercitar de forma regular, das dietas mirabolantes e de seus novos projetos. 

Vida&Arte - Você tem um livro chamado Dieta Ideal. Existe uma dieta ideal para todo mundo? 
Marcio Atalla -
 Não.  E no livro é exatamente isso que eu falo. Não há uma receita pronta para todos. Cada indivíduo tem suas particularidades e deve achar sua maneira de ser saudável conforme lhe for conveniente. Claro que no livro você terá uma base que todas as pessoas podem se guiar, como, por exemplo, a importância de comer fibras, de ter um consumo mínimo de proteína, de respeitar sua fome. Então, colocamos no livro alguns conceitos para a pessoa encontrar a alimentação dela. Porque o que eu gosto não é o que você gosta. Não é o que gosta quem está lendo essa entrevista agora. 

V&A - O que você acha dessas dietas que prometem resultados milagrosos?
Atalla -
Eu sou contra a todas essas dietas. Elas não funcionam de verdade. Você pode até “secar” por um tempo, mas depois tudo volta a ficar como antes, ou pior. O ideal é buscar uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes necessários para você e que passe a fazer parte do seu dia a dia. Sem prazo de validade. Normalmente essas dietas têm começo meio e fim e tem um porquê, já que você não conseguirá comer a vida inteira só 800 calorias por dia. Da mesma forma que não vai conseguir tirar 100% o carboidrato ou a gordura da sua alimentação. Então o importante, na verdade, é que você encontre um padrão alimentar que junto com o estilo de vida (sempre com movimento) consiga controlar o peso e com saúde. 

V&A - Você defende uma dieta sem restrição. É possível?
Atalla -
Claro! A pessoa pode sair um ou dois dias da dieta, que é o que normalmente acontece, ou ela ainda pode consumir todos os dias um pouquinho daquilo que não consegue abrir mão. Agindo dessa forma mesmo aos finais de semana a pessoa seguirá um padrão porque não está se privando daquilo que gosta durante a semana. Claro que o ideal é que durante a semana se tenha uma alimentação mais regradinha e no fim de semana, devido aos eventos sociais, sai sem problema nenhum e depois retorne o padrão normal. 

V&A – Qual sua opinião sobre exercícios com duração de 15 a 20 minutos que prometem em algumas semanas resultados de um ano de malhação?
Atalla -
No Brasil mais de 50% da população brasileira já sofre com problemas de obesidade ou sobrepeso, devido ao sedentarismo. Apenas 8% dos brasileiros podem ser considerados fisicamente ativos. São números assustadores. Então, sim, eu acredito que 20 minutos por dia já fazem a diferença, porém é mentira quando alguém diz que malhando duas vezes por semanas ou um mês por 20 minutos vocês terá o resultado de um ano. Isso é puro marketing. Não existe o melhor exercício, assim como não existe a dieta ideal, o que existe é o exercício que funciona melhor para você. 

V&A - Malhar em jejum faz bem?
Atalla
- Eu falo assim, quer fazer a atividade em jejum? Faça, mas saiba que você tem comprometidas a intensidade e duração do seu exercício. Terá que fazer uma atividade moderada, sem ser tão intensa e nem muito longa. Nenhum problema em fazer, principalmente, se a pessoa tem problema em comer antes, mas não será determinante para o emagrecimento. 

V&A - Como fazer o exercício virar rotina sem regredir? O que você propõe no seu desafio dos 3 meses?
Atalla
- Vou dar um exemplo: a primeira vez que você dirigiu, além de ser perigoso para a sociedade você gastou mais calorias porque era uma atividade nova e seu cérebro precisou de tempo para começar a fazer aquilo sem pensar. Precisamos de tempo para fazer algo virar um hábito em nossa vida. Você tem que realizar uma tarefa dentro de 3 meses e, quase que diariamente, para que passe a fazer com mais facilidade. Porque o desafio de 3 meses? Porque é o tempo que seu corpo começa a reconhecer esse novo padrão. Nesses 3 primeiros meses eu falo para as pessoas não se preocupem com a intensidade, mas sim em dar regularidade.
    
V&A - Quais erros cometemos quando decidimos colocar nossa vida em movimento? 
Atalla -
Primeiro tem um problema que é o corpo jogar contra. Quando você muda um hábito o corpo entende aquilo como uma agressão e tenta voltar para o hábito antigo. Então, por exemplo, se você começa a fazer atividade física e ela é muito intensa seu corpo vai responder de algumas maneiras, você vai se sentir com mais fome, mais sono, mais cansaço e mais irritação. Pode ser que se você malhar em excesso seu sistema imunológico fique mais enfraquecido e você possa ter algum tipo de gripe. Tudo isso é o corpo lutando contra essa mudança de hábito. O principal erro das pessoas é fazer atividades muito intensas logo no início. É fato que seu corpo ficará dolorido e vai reagir mal até mesmo com uma gripe o que te impedirá de manter regularidade. O importante, nesse começo, é não cometer os excessos. A segunda que precisa ser controlada, que cometemos muito, é a autossabotagem. O ‘hoje não, amanhã eu corro’ é um erro muito comum, que não deixa seguir em frente. 

V&A - Para você é frustante ver que alguns famosos que participaram do “Medida Certa” não conseguiram se manter em forma?
Atalla -
Frustante? Não. Talvez eu fique um pouco triste. Acho que o ensinamento fica. Eles sabem como sair da situação que eles estão hoje. Eu fico muito mais feliz quando vejo que o Fábio Porchat, a Gaby Amarantos, a  Fabiana Karla e as crianças que fizeram o “Medidinha” continuam mantendo o estilo. Eu não me preocupo tanto com os que não conseguiram. Eles sabem que não estão fazendo as melhores escolhas e que não estão dando a regularidade na atividade física. 

V&A - Quais sãos seus projetos para 2016?
Atalla -
Tem um quadro bacana no Fantástico em parceria com a BBC de Londres, mostrando a importância da atividade física e da alimentação. Vai ser um quadro diferente, mas bem legal. Fora isso eu tenho projeto pessoal em que vamos divulgar no Youtube e na TV.  Vamos fazer um documentário sobre a transformações de uma grande comunidade. A ideia é transformar/colocar movimento na vida de mais de 50 mil pessoas. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso