X
X

Diário da Região

10/07/2016 - 00h00min

Saúde

Lubrificante para as articulações

Saúde

Stock Images/Divulgação Viscossuplementação pode ser uma poderosa aliada no tratamento da artrose. Método utiliza injeções de ácido hialurônico.
Viscossuplementação pode ser uma poderosa aliada no tratamento da artrose. Método utiliza injeções de ácido hialurônico.

A osteoartrite, mais conhecida no Brasil como artrose, é a mais comum doença musculoesquelética em pessoas com mais de 65 anos. Só nos Estados Unidos, mais de 50 milhões de pessoas sofrem desta enfermidade. O conceito da doença, porém, vem mudando com o passar dos anos. Se antes acreditava-se que era uma doença progressiva, de evolução arrastada e sem perspectivas de tratamento, hoje a artrose é vista como uma doença que pode ser tratada.

Segundo especialistas, os tratamentos estão cada vez mais avançados e oferecem ótimos resultados, trazendo de volta ao paciente a qualidade de vida perdida. Além do tratamento medicamentoso, utilizam-se protocolos de reabilitação física, com sessões de hidroterapia, cinesioterapia específica, acupuntura e fisioterapia. 

Um dos tratamentos mais eficazes é a viscossuplementação, que apresenta resultados muito satisfatórios em casos leves e moderados da doença. “A viscossuplementação é um tratamento usado para reposição de fluidos nas articulações com desgaste (artrose, osteoartrite, artrite). Seria como colocar um 'lubrificante' entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, para que diminua o impacto e a dor”, explica o fisioterapeuta Giuliano Martins.  

Segundo ele, o método é usado com frequência na prática clínica para reduzir a dor em pacientes com artrose. “O procedimento é feito em consultório, por médico especialista. As injeções trazem alívio para a dor e melhora da função. Não se trata de um corticoide, anti-inflamatório que tem vários efeitos colaterais.” 

Resultado positivo
    
A reumatologista Lucia Buffulin explica que o resultado da viscossuplementação depende de cada caso, mas quando combinado com redução de peso, exercício de fortalecimento muscular e palmilhas posturais, o saldo é muito positivo e há intensa redução na necessidade de várias aplicações. “É um tratamento que tem seu uso consagrado e amplamente difundido, desde os anos 1990, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá”, diz.

Para a especialista, a ação baseia-se em inibir a degeneração da cartilagem, por meio de estímulo do condrócito, célula da cartilagem, e ainda promover uma 'lavagem articular' de substâncias pró–inflamatórias. “Devemos ter em mente que a articulação saudável tem ácido hialurônico na sua constituição, assim, este é um produto clássico, que pode ser sintetizado com alta precisão e ser reposto no processo degenerativo. Há inúmeras apresentações, mas atualmente as formas de alto peso molecular e com quantidades maiores e cada seringa apresentada facilitam e tornam as doses de reforço cada vez mais espaçadas”, garante. 

Todo paciente com artrose pode se submeter a dose da injeção, mas o fisioterapeuta Giuliano Martins faz um alerta importante. “Sabe-se que o tempo desde o início da dor nas articulações, devido ao desgaste, até a necessidade de tratamento cirúrgico, pode ser muito variável. A viscossuplementação tem como objetivo justamente prolongar esta decisão.”

Martins lembra que cada paciente responde diferentemente. “Alguns pacientes já tiveram alívio um mês após a injeção. O ácido hialurônico pode ser repetido com segurança, podendo ser utilizado em hipertensos, diabéticos ou outras patologias. Só não podemos realizar a técnica quando a articulação está muito inflamada, com algum tipo de infecção ou com grande desvio de eixo”, orienta.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso