X
X

Diário da Região

07/11/2015 - 00h39min

Vida sem paredes

Loft é opção funcional e moderna para jovens

Vida sem paredes

Divulgação Sem as paredes, o espaço torna-se mais amplo e permite a integração de diferentes ambientes
Sem as paredes, o espaço torna-se mais amplo e permite a integração de diferentes ambientes

Se a vida pede praticidade a todo instante, porque, então, complicar na hora de morar? Pensando na funcionalidade, os ambientes estão cada vez mais versáteis e dinâmicos, buscando utilizar o mesmo cômodo para diversas vivências. Quanto menor o apartamento, mais as pessoas sentem a necessidade de abrí-lo, ampliá-lo, visualmente e usualmente, valorizando ainda questões como ventilação e a iluminação natural. Por isso, o loft é um modo de morar que sempre se desponta quando o assunto é praticidade e aproveitamento do espaço.

“Como o loft cria uma dinâmica de funcionalidade e versatilidade na moradia, ele se adapta perfeitamente à geração atual, onde o ritmo de vivência e trabalho se intercala e convive. Pessoas com um cotidiano dinâmico se identificam com esse modo de habitar e interagem com o espaço conforme lhe convém”, comenta a arquiteta Nathalia Maule Brígido, de São Paulo.

 

casa_Loft_02 Loft assinado pela arquiteta e designer de interiores Bárbara Jalles Guimarães: móveis tem papel importante na definição dos ambientes

 Atuando na Capital e no interior paulista, a arquiteta e designer de interiores Bárbara Jalles Guimarães destaca alguns perfis de moradores de lofts. “É geralmente um modelo muito procurado pelo jovem solteiro ou por jovens casais que não têm filhos. Por isso, a funcionalidade impera na concepção desse espaço, pois ele não tem que atender às particularidades de cada membro de uma grande família.”

 

Estrutura

Adaptar um apartamento para que ele se torne um loft pede atenção especial na questão estrutural. “Antes de qualquer alteração, é importante verificar as partes estruturais da construção, que devem ser preservadas, assim como paredes hidráulicas. Resguardando essas premissas, a liberdade criativa deslancha”, sinaliza Nathalia. Segundo a arquiteta paulistana, em um loft a amplitude e a continuidade têm grande valia. “É importante termos o revestimento como aliado, criando amplos planos de fundo e a continuidade entre piso e parede a partir da escolha de materiais e cores adequadas.”

 

casa_Loft_03 Loft decorado no estilo clássico: revestimentos de piso e de parede colaboram na delimitação dos ambientes

Trazendo um modo de viver dinâmico, eclético e até informal, o loft possibilita ambientações de diferentes estilos. De acordo com Bárbara, a decoração não se limita ao clássico ou rústico. “Conforme o perfil do morador, a decoração pode ser alegre e inusitada. Recursos como móveis de marcenaria, espelhos e vidros ajudam, e muito, na concepção do ambiente. Como não há paredes, uma estante ou um sofá cumprem essa função num loft.”

Para Nathalia, criando espaços usuais e sob medida, o mobiliário possibilita a otimização da área de moradia, atendendo todas as necessidades do dia a dia do usuário e criando um ambiente prático e personalizado.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso