X
X

Diário da Região

08/06/2016 - 11h05min

Frutas

Frutas vermelhas, saiba por que incluí-las no cardápio

Frutas

Divulgação As frutas vermelhas trazem inúmeros benefícios (Foto: Divulgação)
As frutas vermelhas trazem inúmeros benefícios (Foto: Divulgação)

Incluir frutas vermelhas no cardápio  pode ajudar a prevenir uma série de doenças. “As frutas vermelhas já são apetitosas só de olhar e, além disso, elas agem de diversas maneiras no organismo trazendo inúmeras vantagens”, explica André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso. “Podemos citar alguns desses benefícios como o auxílio no emagrecimento, à redução no colesterol, à manutenção na saúde intestinal, além do retardo no envelhecimento”, diz Veinert. Podem entrar na lista frutas como o goji berry, a framboesa, o morango, a melancia e a amora. “Devido à baixa quantidade de calorias e o bom teor de fibras elas proporcionam uma maior sensação de saciedade”, explica o nutrólogo.

Benefícios de sobra

Um estudo da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, aponta ainda que o consumo de frutas vermelhas converte o excesso de gordura branca, considerada ruim, em gordura marrom, aquela que pode ser queimada. Isso devido aos seus antioxidantes. As frutas vermelhas ainda têm baixo teor de proteínas e lipídeos, mas o cálcio e o fósforo são altos, contribuindo também para o fortalecimento dos ossos. E não podemos falar dessas frutas sem citar a vitamina C. Isso porque o morango e a acerola são ricos nesse nutriente. Em 100 gramas de frutas conseguimos até 70 mg do nutriente. Entre os demais benefícios, a amora e a framboesa inibem o aparecimento de tumores, o mirtilo e a framboesa ajudam na visão, devido aos carotenoides. Já os flavonoides, também encontrados nesse tipo de fruta relaxa as artérias e regula a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Esse mesmo flavonoide protege o cérebro de doenças degenerativas, como Alzheimer e da esclerose múltipla.
Para melhor aproveitar todos esses benefícios o consumo deve ser in natura, podendo diversificar as vezes com sucos, chás e doces. O ideal é ingerir de três a cinco porções delas por dia.
 

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso