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26/05/2015 - 00h02min

Exercícios

Forte para correr

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Sergio Isso Gustavo Musa Lemes afirma que a musculação tem um papel fundamental para quem vai participar de corridas
Gustavo Musa Lemes afirma que a musculação tem um papel fundamental para quem vai participar de corridas

Você sabia que existem exercícios específicos de musculação para quem pratica corrida? Emerson Carolino, personal trainer da Oficial Academia, afirma que é preciso fazer uma preparação específica para que a musculatura e as articulações suportem o esforço repetitivo das corridas e não resultem em lesões. São indicados exercícios para panturrilhas, bíceps, femural, abdômen e quadríceps. 

Alexandre Lopes Evangelista, professor dos cursos de pós-graduação em educação física da Unifae e Fefisa, e mestre em ciências na área da saúde, indica exercícios multiarticulares realizados em cadeia cinética fechada, como agachamento, avanço, leg press, stiff e levantamento terra. "Normalmente, inicia-se a musculação dando maior ênfase a máquinas do que a pesos livres", explica. Para quem já corre, os exercícios de musculação indicados, segundo Evangelista, são aqueles utilizando apenas pesos livres e/ou o próprio peso corporal. "Correr em subidas também ajuda a desenvolver a força especial."

Ao fazer as atividades, o atleta fortalece a região exigida e evita o surgimento de lesões e dores. "Por isso, aquecer a musculatura antes de correr, e praticar o fortalecimento dela, é importante", afirma Carolino. Além de preparar o corpo, os exercícios específicos melhoram o condicionamento cardiorrespiratório e muscular, além de permitir emagrecimento, mais disposição física e mental e diminuição do estresse. E existe um diferencial da musculação comparada àquela mais comum. 

 

Emerson Carolino, personal trainer Emerson Carolino, personal trainer da Oficial Academia, orienta corredora durante exercícios na esteira. Segundo ele, quando o aluno fortalece a região exigida, evita o surgimento de lesões e dores. “Aquecer a musculatura antes de correr e praticar o fortalecimento dela são atitudes muito importantes’, diz

"A musculação é primordial para qualquer atividade física que irá fazer, porque ela prepara e fortalece seus músculos para executar outra atividade, evitando lesões e doenças, até mesmo a osteoporose", afirma o personal trainer da Oficial. Paralelamente à musculação, outras atividades podem ser feitas para turbinar a corrida. Carolino costuma indicar a natação: não gera o impacto da musculação, mas colabora no fortalecimento dos músculos e ainda permite melhor respiração.

Evangelista afirma que exercícios de pliometria são uma ótima opção para fazer além da musculação. "É sugerido a pliometria (saltos de baixa reatividade) com volume de 60 a 80 saltos por sessão (divididos em 6 a 8 séries de 10 saltos com 2 minutos de intervalo). Exercícios de alongamento também são indicados". 

Gustavo Musa Lemes, educador físico da ProFitness, afirma que a musculação tem um papel fundamental para quem vai participar de corridas. Na sua academia, ele orienta o praticante a ficar com toda a região do core fortalecida (abdômen e lombar) e fortalecer também todo o conjunto das pernas e panturrilhas. Pranchas isométricas de abdômen, hiperextensão lombar, leg press, extensor, flexor e máquina de panturrilhas são alguns dos exercícios sugeridos. “E tudo isso com orientação de um profissional. Fazer sozinho é igual tomar remédio sem ir no médico”, alerta.

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