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Diário da Região

22/11/2015 - 00h00min

Exercício

Campeões na queima de gordura

Exercício

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Para conquistar um corpo mais magro, definido e receber de bônus mais saúde é preciso determinação, força de vontade e gastar mais calorias do que ingerir. Nesse ponto, as atividades aeróbicas surgem como grandes aliadas. Elas aceleram o metabolismo, derretem calorias e usam as gorduras armazenadas como combustível. Esses exercícios, além de auxiliarem na perda de peso, melhoram a circulação sanguínea, controlam os níveis de colesterol ruim, diminuem o risco de doenças cardiovasculares e tonificam a musculatura.

Não dá para ignorar a lista de benefícios. Só que não é todo dia que você sente vontade de ir para a academia. Aí vem a pergunta: o que dá pra fazer em casa ou nas proximidades e perder calorias de forma rápida. No livro "Feel Fit, Look Fantastic in 3,2,1", Ramona Braganza, treinadora de estrelas de Hollywood como Jessica Alba e Anne Hathaway, ex-ginasta e líder de torcida da Liga Nacional de Futebol Americano, indica os exercícios que queimam calorias mais do que outros. Confira alguns deles nesta reportagem e comece a se mexer.

Patinação

Queima 800 calorias em uma hora. Além de ser tão divertido que você até esquece que está malhando. A queima vem do movimento de ir de um lado para o outro feito pelas coxas e glúteos (exigindo mais do corpo do que o movimento simples da atividade número dois da lista - correr). O abdômen também trabalha bastante, para manter o corpo em equilíbrio. "A patinação fortalece e define a musculatura dos membros inferiores, exercita através da postura a região lombar e abdominal, melhora flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora, alivia o estresse e proporcionando bem-estar físico e emocional, entre outros benefícios", explica o educador físico Rodrigo Grillo Lacerda, instrutor de patinação. 

Corrida

Em uma hora de corrida, você queima 900 calorias. Mas cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Não basta sair correndo por aí. Escolha um tênis com bons amortecedores. "Independentemente do peso que a pessoa esteja, ela pode sofrer lesões. Um profissional poderá orientar de acordo com o histórico de cada um", explica o educador físico Rogério Franco, treinador de corridas.

Pular corda

Se essa era uma brincadeira que você gostava quando criança, tem agora um bom motivo para voltar a praticar. Uma hora pode ajudar a eliminar até 900 calorias. É um bom exercício para panturrilhas, coxas e ombros. "Melhora sua agilidade, força, resistência cardiovascular e equilíbrio", diz o educador físico Hécio Bottaro Junior. A prática é considerada de alto impacto. Para conseguir pular uma hora, alterne com exercícios aeróbicos. Use tênis para amortecer o impacto.

Caminhada vigorosa

Ela queima mais de 300 calorias por hora. Mas você tem de andar num ritmo intenso. Para tirar o máximo dos músculos que mais queimam calorias - pernas, glúteos e abdômen -, ande a passos curtos e rápidos, mantenha o tronco na vertical e leve os braços para frente e para trás no tempo de suas passadas. Para potencializar a queima de calorias, alterne dois minutos de passadas intensas com um minuto de caminhada o mais rápido que conseguir (ou corrida). "Caminhar em ritmo acelerado também ajuda a evitar varizes", diz o cirurgião vascular Caio Focássio.

Bambolê

Além de não exigir grandes espaços para a prática, o bambolê queima 600 calorias em uma hora. Estrelas como Marisa Tomei e Beyoncé costumam bambolear para manter seus corpos em forma. "Os bambolês podem ser incluídos em vários exercícios, como o intervalo de um circuito muscular, durante o descanso de um treinamento funcional ou até mesmo no dia a dia de uma pessoa que não tem tempo para nada, podendo ser utilizado em intervalos pequenos durante o dia", diz o educador físico Helder Caretti.

Dança

Dançar queima 400 calorias por hora e é uma excelente e divertida forma de acelerar o metabolismo. O segredo é manter o movimento intenso, escolhendo músicas com ritmos rápidos, como as latinas, e não descansar entre uma e outra. "Animar sua rotina de exercícios com um toque da dança a dois pode ajudar a desenvolver força e resistência. As sequências de passos esculpem pernas e glúteos, e ajudam a manter uma boa postura, fortalecendo a parte superior do corpo e queimando calorias", diz a professora de dança Hellen Girotto.

Queimadores 'clássicos' de calorias

Lutas - Muito na moda, as lutas possuem altos gastos calóricos. No muay thai (boxe tailandês), uma hora de prática queima aproximadamente mil calorias. "Como o foco são os chutes - dados com a perna esticada e a ponta do pé - a aula fortalece principalmente pernas e glúteos, além da parte central do tronco e abdômen, pois assumem a função de estabilizar os membros", explica Luciano Imoto. O caratê, por sua vez, queima até 900 calorias. Existe ainda a capoeira e o taekwondo, que queimam até 500 calorias em uma hora
 
Natação - Nadar é uma delícia, ainda mais em uma região quente como a nossa. Além de refrescar, uma hora de natação queima até 720 calorias. Ela trabalha também todos os músculos do corpo e melhora o condicionamento. E, por ser um exercício feito na água, o impacto nas articulações é quase nulo. "A natação usa vários grupos musculares ao mesmo tempo e a duração dos movimentos influencia mais do que a velocidade", diz o endocrinologista Mohamad Baraka
 
Bicicleta - Sair pedalando pelas ruas é sinônimo de 840 calorias a menos no corpo. O exercício melhora seu condicionamento cardíaco e ajuda a desenvolver e delinear os músculos das pernas. Tome cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna. "O ideal é trabalhar com até 80% da frequência cardíaca máxima", diz o educador físico Isaias Lemes
 
Musculação - Você pode fazer em casa, com pesos, sem precisar ir à academia. Para cada hora de treino, você pode perder 500 calorias. Isso vai melhorar sua resistência articular e muscular, fortalecer seus ossos e acelerar a queima de calorias. Mas se executar os exercícios sem orientação adequada pode danificar músculos e tendões. "A musculação prepara a musculatura para os treinamentos, protegendo ossos e articulações contra lesões; ajuda na manutenção dos músculos; melhora o desempenho de modo geral e aumenta o metabolismo", explica o educador físico Claudio Lafemina

 

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