X
X

Diário da Região

06/09/2015 - 00h25min

Artigo

Faça sua vida valer a pena

Artigo

Divulgação Rogério Martins é master coach internacional, criador do Método LPC e CEO da Academia Brasileira de Coaching
Rogério Martins é master coach internacional, criador do Método LPC e CEO da Academia Brasileira de Coaching

Em um mundo no qual passamos a maior parte da vida correndo atrás e acumulando as recompensas materiais que o sistema consumista nos impõe, acaba não sendo fácil obedecer à voz interior, que nos impulsiona à mudança. A voz que ecoa da nossa alma fazendo barulho no nosso próprio silêncio a nos alertar: Pare de correr! Não siga em frente ou sua vida perderá o rumo! Tente sair da via rápida e construa seu próprio caminho! Escolha agora o que você pode fazer! É inevitável para o ser humano sofrer algumas crises ao longo da vida. Todos, em maior ou menor proporção, já passaram por uma. As perguntas que se impõe são: Como agimos perante a crise e o sofrimento? Como reagimos depois de uma grande perda ou fracasso? Como nos afetou um término de relacionamento amoroso, a quebra da nossa empresa, a morte de um ente querido, a traição de uma pessoa querida? Fazermos essas perguntas e refletirmos sobre as respostas é de extrema importância, já que delas sairão os segredos que nos indicarão quais aspectos da nossa própria vida, devemos modificar para conseguir esse equilíbrio tão necessário. 

Muitas vezes, penso: que pena ter de viver "pra valer" e não se poder viver em "ensaio", para poder corrigir os erros cometidos no caminho. Mas logo reflito: não será esse o encanto? Se pudéssemos treinar antes de viver, a vida seria tão emocionante? Certamente não. O emocionante é que existe uma só oportunidade para jogar este jogo (ao menos com o nosso corpo físico atual), porque a vida física é como o nosso tempo: a pessoa pode gastá-lo como quiser, mas só pode gastá-lo uma vez, ou seja, o tempo não para. E nessa única oportunidade, como conciliar o crescimento espiritual que nos preenche internamente com o desejo de gozar de bens materiais que tornam mais prazerosa nossa existência física? Como abandonar os velhos hábitos e começar a considerar novas formas de conduta e progresso? Como planejar uma vida de sucesso e cheia de significado?  O segredo é, então, despertar e tomar consciência, analisar nossos velhos e arcaicos paradigmas e condicionamentos, e traçar conscientemente, através de nossas próprias escolhas, o nosso destino. Esse desafio depende da nossa "decisão", depende apenas de nós e de ninguém mais.

Como bem asseverou Sócrates: "Aonde irei que não me leve até a mim mesmo? Quo vadis? (Aonde vais?). Não é essa a pergunta que poderíamos fazer hoje? Na realidade, sabemos aonde vamos? Talvez acreditemos que sim, porque quantas vezes nos deixamos influenciar pelos afãs mundanos do dia a dia, esquecendo por completo a importância de uma vida espiritual e profissional equilibrada?  No mundo moderno, esquecemos o propósito da nossa existência. Todavia, para podermos ser autônomos na escolha do nosso caminho, devemos estar livres para estabelecer normas de acordo com a nossa própria alma e exclusivo critério. Isto é, sem estar atados a modos de vida que a sociedade tenta impor diariamente. Agora pensem comigo e respondam francamente: Por que está valendo a pena acordar todos os dias? Qual é sua verdadeira vocação? Aonde vais? Enfim, qual será o seu legado? O problema é que a vida passa diante dos nossos olhos e a gente nem percebe, e depois, tarde demais, vai querer saber o que fez de bom sem ter tempo de recuperar. Eu te convido enquanto dá tempo para fazer sua vida valer a pena agora. 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso