Evite lentes contaminadasÍcone de fechar Fechar

Higiene com os olhos

Evite lentes contaminadas

Higiene com os olhos


    • São José do Rio Preto
    • máx min

O uso de lentes de contato tem várias vantagens comparado ao uso dos óculos, no entanto, precisa de alguns cuidados. É necessário ficar alerta porque as lentes precisam de cautela para atestar sua conservação. Atualmente, há cerca de 5 milhões de usuários de lentes de contato no Brasil.

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas, afirma que o mau uso de lente de contato é a maior causa de contaminação da córnea. No Brasil, 65% das complicações são causadas por má higienização, armazenamento incorreto e uso de lente vencida.

O especialista revela que, no verão, os riscos aumentam. O calor estimula a proliferação de bactérias que sobrevivem na pele, água, ar, areia e terra. Ar condicionado, água de praia e piscina são vilões.

A água, por exemplo, é o principal veículo transmissor da acanthamoeba, um parasita que corrói a córnea e é o mais temido microrganismo pelos oftalmologistas que adaptam lentes. Já o ar condicionado resseca lágrima, que tem a função de lubrificar, limpar, nutrir com o oxigênio vindo do ar e proteger superfície ocular.

Mônica Freitas, diretora do Instituto de Olhos Freitas, de Salvador, afirma que o uso excessivo ou a falta de higiene das lentes podem causar as Ceratites em geral, que costumam causar intenso desconforto, principalmente a sensação de corpo estranho, o aumento da sensibilidade à luz, bem como a redução da visão. “O tratamento deve ser imediato e consiste em suspender o uso das lentes e instilar colírios, recomendados de acordo com o quadro, e com o agente causador da alteração.”

O oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, afirma que gravidas precisam ter cuidados redobrados.“Durante a gravidez, a gestante pode perceber que os olhos estão mais secos que o normal ou sentir muito desconforto ao usar lentes de contato. Ela poderá recorrer a lentes apropriadas para esse período.”

Dicas de prevenção

Lave cuidadosamente as mãos antes de manipular as lentes

Utilize solução higienizadora na limpeza e enxágüe das lentes, mais o estojo

Friccione as lentes para eliminar completamente os depósitos

Não use água ou soro fisiológico na limpeza

Retire as lentes antes de remover a maquiagem e quando usar spray no cabelo

Coloque as lentes sempre antes da maquiagem

Guarde o estojo em ambiente seco e limpo

Troque o estojo a cada quatro meses

Respeite o prazo de validade das lentes

Não durma com lentes, mesmo as liberadas para uso noturno

Interrompa o uso a qualquer desconforto ocular e procurar o oftalmologista

Retire as lentes durante viagens aéreas por mais de três horas

Não entre no mar ou piscina usando lentes

Fonte: Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, de Campinas