X
X

Diário da Região

22/11/2015 - 00h07min

Artigo

Estamos praticando verdadeiramente o bem?

Artigo

Rubens Cardia Marcos Antonio Lelis Moreira é promotor de Justiça e dirigente espírita
Marcos Antonio Lelis Moreira é promotor de Justiça e dirigente espírita

"Que a Luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz e não vem para luz, para que que suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus" (João, cap. 3 v.19 a 21).Estamos a caminho da Luz, da nossa iluminação espiritual. Não podemos esquecer que cada momento de nossa existência nos dá a oportunidade de brilhar a nossa luz, através de nossas conquistas intelectuais e morais. Portanto, ao amanhecer de cada dia, nosso primeiro pensamento deve ser de agradecimento a Deus, por nos permitir a sequência deste processo evolutivo, de crescimento espiritual, e, munidos com a prece, envolvidos pela alegria de viver, daremos continuidade às nossas conquistas em busca do nosso aperfeiçoamento.

No capítulo 3 do Evangelho de João, o Divino Mestre Jesus diz ao fariseu e Doutor da Lei Nicodemos que ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo, nos dando a ideia inequívoca que a iluminação espiritual será alcançada pelos renascimentos, isto é, através de novas experiências existenciais, que Ele chama de "Nascer de novo".  Mas a lição do Senhor Jesus não para aí, nos renascimentos, ela vai mais longe, tem maior significado, porque no ensinamento contido nos versículos que acima destaquei o Mestre fala a Nicodemos a respeito de nossas escolhas, isto é, nos ensina que não basta renascer para evoluir, porque nós, quando desatentos, poderemos permanecer estacionados no mesmo grau evolutivo, condenados, vítimas de nós mesmos, porque muitas vezes nos deixamos acorrentar a forças negativas, oriundas da inércia, da preguiça, da ignorância e da incredulidade.

Assim, precisamos refletir e analisar os nossos momentos existenciais para avaliarmos se estamos no caminho certo, se estamos brilhando a nossa luz e valorizando o nosso renascimento. Nesta análise, não podemos esquecer que somos nós mesmos os construtores do nosso destino. Nesta reflexão sincera, devemos verificar se as nossas obras são realmente boas. Se estamos amando mais as trevas do que a Luz. Não podemos simplesmente responder, "ah!, eu sou cristão ou eu sou religioso, isto me basta", para concluir que estamos no caminho certo. Não, não mesmo, esta não é a conclusão correta, temos que ter a coragem de verificar as nossas ações, se elas estão coerentes com nossa convicção religiosa. 

Estamos verdadeiramente praticando o bem? Amando o próximo como a nós mesmos? Ou estamos agindo veladamente, para que nossas ações não sejam descobertas e reprovadas pela Luz. Não podemos nos esquecer desta análise, que é um exame de consciência, feito na intimidade de nossa alma. O ideal seria fazê-lo diariamente, questionando sempre, se Jesus aprovaria as minhas ações e os meus pensamentos. Se elas forem pelo Cristo reprovadas, se eu estiver aborrecendo a Luz com minhas condutas, este é o momento certo para mudar. Lembre-se que o roteiro correto para as nossas mudança é sempre praticar as lições do Evangelho de Jesus.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso